Funarte e Escola de Música da UFRJ iniciam diálogo para futuras parcerias

Ao centro, o presidente da Funarte, Dante Mantovani, ladeado pelo vice-diretor e o diretor da Escola de Música da UFRJ, Marcelo Jardim e Ronal Silveira. Foto: CCOM Funarte

O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Dante Mantovani, recebeu o diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Ronal Silveira e o vice-diretor dessa entidade, Marcelo Jardim, no dia 10 de dezembro, terça-feira. Os gestores debateram linhas para projetos que promovam o acesso às artes, por meio de programações em cidades com áreas consideradas de valor para o patrimônio histórico e o turismo; e também para desenvolver e apoiar orquestras sociais pelo Brasil.

Entre as ideias lançadas, estão cursos de capacitação e/ou aperfeiçoamento musical. O objetivo principal dessa ação seria suprir a lacuna entre a formação básica em música realizada em projetos sociais e a atividade musical mais avançada – conectando assim o processo formativo para iniciantes ao de nível intermediário. As ações de apoio a orquestras sociais deverão levar em conta diferenças de metodologia, a serem adequadas a cada região do país.

Nos projetos podem estar incluídas oficinas, não somente de música, mas também de artes visuais (incluindo fotografia), circo, dança e teatro – as linguagens alcançadas pela Funarte. Dessa forma, a proposta inicial seria dar uma nova dimensão ao Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica.

Especificamente na área de música, o plano inicial incluiria aulas de instrumentos musicais, conectadas a palestras com nomes destacados nas várias linguagens artísticas; um seminário de regência, e outras ações de capacitação; e ainda de divulgação e de troca de conhecimentos pedagógicos e científicos, informações e experiências em relação ao ensino de música. Pensa-se em enfocar nos projetos principalmente a prática de orquestra, corais e de bandas de música, conectando as ações à arte acadêmica e popular.

“Em mais de 170 anos de história, a Escola de Música da UFRJ teve o privilégio de contar com grandes nomes da música e participar ativamente do engrandecimento cultural do Brasil. Nesse espírito colaborativo, a instituição abraça a oportunidade de continuar atuando em prol da cultura, educação e desenvolvimento humano, através de parcerias com instituições de fundamental importância como a Funarte”, declarou o diretor da Escola, Ronal Silveira.

O Presidente da Funarte e a Reitoria da UFRJ iniciaram procedimentos para lançar as bases de um acordo de parceria, que possa vigorar a partir do primeiro semestre de 2020.