Funarte inicia entendimentos com a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ao centro, o maestro Dante Mantovani. À direita do grupo, Aldo Mussi.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte começou diálogos para futuros convênios e parcerias com a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Essa comunicação começou no dia 10 de dezembro, na visita do presidente da entidade, Dante Mantovani, ao espaço cultural.

O maestro foi recebido pelo presidente da entidade carioca, Aldo Mussi. Depois de conhecer o local, os gestores conversaram sobre possíveis ações conjuntas, em especial aquelas que forem relacionadas ao alargamento da formação em excelência artística de grupos líricos; à ampliação do turismo artístico e àcirculação nacional de espetáculos

O dirigente do Theatro Municipal mostrou-se com grande disponibilidade para convênios e parcerias com a Funarte. Dante Mantovani propôs a ele parcerias que visem a interiorização, pelo Brasil afora, da ópera, de concertos e do canto lírico.

Inaugurado  em 1909 e reconhecido mundialmente por sua qualidade artística, “O Teatro Municipal do Rio de Janeiro possui vasto repertório de realizações relevantes para a cultura brasileira e universal. Palco dos mais genuínos da grande criatividade dos artistas do país, o Teatro é guardião de um recorte importante da história da arte brasileira”, observou o presidente da Funarte

Percorrendo o foyer, salões, corredores e, sobretudo o palco do belíssimo exemplar da arquitetura eclética do Rio de Janeiro, inspirada na grandes casas de ópera europeia, o Presidente Dante Mantovani propôs, ainda, parceria de popularização da música clássica por intermédio dos meios de comunicação do Estado Brasileiro e da própria Funarte. “Inicia-se nesse encontro um espaço proveitoso para a arte brasileira, valorizando o Rio de Janeiro como uma das cidades primordiais para a celebrada criatividade da arte brasileira” disse o dirigente da Funarte.