Funarte celebra cem anos da pioneira em dança na universidade brasileira

foto: Divulgação

Até 22 de dezembro, o projeto 100 anos Helenita Sá Earp ocupa o Teatro Cacilda Becker, da Funarte, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com ingressos a preços populares.

O projeto inclui programação ampla, com oficinas, performances, seminários, mesas redondas, espetáculos, mostra de videodança e lançamento de site, além de exibições de vídeos didáticos e filmes, entre outras atividades. A iniciativa festeja o centenário de nascimento daquela que é considerada “a introdutora da dança nas universidades brasileiras”, a diretora de dança, coreógrafa, professora e pesquisadora carioca Helenita Sá Earp (1919 – 2014).

Para os realizadores a programação “celebra a diversidade e a força da produção artística em dança” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde Helenita Sá Earp desenvolveu sua carreira acadêmica e ponto focal do seu legado. O projeto conta com participação do Programa de Pós-Graduação em Dança dessa instituição; da coreógrafa Belga Marie Close; e de cinco coletivos de dança, de duas universidades: a Mosaico Companhia de Dança Contemporânea, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); a Nudafro Companhia de Dança Contemporânea, da UFRJ; a Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ; o Projeto Corpo Estranho; e a Companhia Folclórica do Rio – UFRJ.

O preço dos ingressos é R$20 e R$10 (meia) e R$5 (alunos e servidores da UFRJ).

Helenita Sá Earp: cientista em dança e bailarina da ciência

Professora universitária e diretora artística na área de dança, Maria Helena Sá Pabst Earp foi convidada, em 1940, a assumir a cadeira de Metodologia das Atividades Rítmicas e Expressivas (ginástica rítmica) na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil. A Escola é criação de militares e servidores públicos do Ministério da Instrução e Saúde Pública, depois transformada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de 1941, Helenita coordena cursos de pós-graduação lato sensu (1941-1980) na instituição. Dois anos depois, funda um grupo de dança, mesmo sem possuir formação strictu sensu na área, na qual, desde então, atua em nome da UFRJ. “É a primeira iniciativa da introdução da dança em uma escola de educação física brasileira”, afirmam os organizadores do projeto.

As experiências artísticas que Helenita desenvolve, desde os anos 1940 permitem-lhe pleitear a graduação em dança na universidade carioca. O Bacharelado em Dança na UFRJ é implantado em 1994, centrado nos estudos que a professora desenvolve durante sua presença na instituição, a Teoria Fundamentos da Dança (o ex-SUD –  Sistema Universal da Dança).

Em 1996, o grupo da pesquisadora passa a se denominar Companhia de Dança Helenita Sá Earp. Sua fundadora torna-se professora emérita da UFRJ e, em 2013, é homenageada com o documentário Dançar, que registra seu papel no estabelecimento da estrutura teórica do ensino de Dança no Brasil. O documentário é produzido pelo Laboratório de Imagem e Criação em Dança (Licrid/UFRJ).

Uma teoria dos fundamentos da dança*

Inicialmente, ainda que sem vínculos formais com a dança, e designada para o ensino de ginástica rítmica, a professora Helenita Sá Earp direciona seus estudos para a criação de um método. Ela se dirige, no campo teórico, aos precursores da modernidade histórica coreográfica, como Martha Graham (1894-1991) e Rudolf Laban (1879-1958) para moldar o que chama de Sistema Universal da Dança – atual Teoria Fundamentos da Dança.

Para a tarefa, busca respaldo no trabalho de Nina Verchinina (1910-1995), na década de 1940. É como Helenita afirma: “Fui uma das pioneiras que sentia a necessidade de construir uma base que abrangesse a totalidade dos movimentos do corpo humano. Teve importância Nina Verchinina […]”. Artigos divulgam a Teoria Fundamentos da Dança composta, pelos seguintes parâmetros, similares aos propostos por Rudolf Laban: movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo, parâmetros esses que servem de suporte para se pleitear uma “ciência da dança”.

Helenita deixou registrado que seu trabalho pretende “propor a dança como conhecimento amplo, isto é, que envolva uma ‘ciência da dança’ cuja intuição seja o fundamento básico e o seu corpo de conhecimentos seja o suporte material, pressupondo o princípio da relatividade que significa a ausência de fixidez e de conhecimentos absolutos em si mesmos. Tudo isto tem que estar claro na própria formação do corpo teórico da dança e de sua práxis.

A fundação do Bacharelado em Dança (1994), tem por base essa “ciência da dança”, nomeada como Teoria dos Fundamentos da Dança.

Ocupação 100 anos Helenita Sá Earp

4 a 22 de dezembro de 2019

Próximas atrações

19/12, quinta-feira, às 19h
Projeto Corpo Estranho

Corpo Estranho – Cursos de Dança da UFRJ

www.dancaufrj.com.br › projetos-cia-corpo-estranho

21 e 22/12, sábado e domingo, às 19h

Viva a Cultura Popular Brasileira!
Com a Companhia Folclórica do Rio-UFRJ

Informações
https://www.eefd.ufrj.br/ciafolc

Ingressos: R$20 R$10 (meia) E R$5 (alunos e servidores UFRJ)

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
Rio de Janeiro (RJ)

Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

 

*O texto-fonte apresenta conteúdos similares aos encontrados na Enciclopédia Itaú Cultural