Começa nesta quarta-feira (8) e vai até 12 de setembro, a sexta edição do Festival Brasília de Cultura Popular. Com apresentações de grupos folclóricos de vários estados brasileiros, mostra de artesanato e oficinas de dança e percussão, o festival já é tradição na capital do país. Entre os grupos que vão se apresentar, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, estão o Caboclinho 7 Flexas, de Pernambuco; TendErê: Família Vagamundi, da Bahia; Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro e Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, do Distrito Federal.
Outra finalidade do festival é discutir a cultura popular e temas importantes como as políticas públicas para o setor, além de promover o encontro entre mestres e brincantes. A programação completa e outras informações sobre o Festival Brasília de Cultura Popular estão no site www.seuestrelo.art.br
Oficinas:
Para participar das oficinas, basta solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail brasiliabrincante@gmail.com. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Cavalo Marinho Boi Pintado (PE) – Brincadeira popular que integra dança, música e dramatização. O Cavalo Marinho Boi Pintado foi fundado em 1993 por Mestre Grimário e Mestre Salustiano.
Local: Funarte – Sala de Dança Klauss Vianna – Brasília (DF)
De 8 a 10 de setembro – das 9h às 12h
Caboclinho Sete Flexas (PE) –Um dos folguedos mais antigos do Brasil e o mais tradicional de Recife, o Caboclinho Sete Flexas se caracteriza pela forte marcação dos trupés (pisadas dadas com força marcando o ritmo das evoluções).
Local: Funarte – Galpão da Plínio Marcos – Brasília (DF)
De 8 a 10 de setembro – Das 9h às 12h
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) – Formado em 2004, o grupo criou uma brincadeira que, através de cantos e danças, conta o Mito do Calango Voador. A história é repleta de figuras e elementos do cerrado, que povoam o imaginário popular.
Local: Funarte – Teatro Plínio Marcos – Brasília (DF)
Dias 8 e 9 de setembro – das 19h às 22h