A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança na quinta-feira (9), às 18h, na cidade de São Paulo, três títulos de seu catálogo: Batalha da Quimera de Sebastião Milaré; Angel Vianna, organizado por Suzana Saldanha; e I Catálogo Livre do Teatro Infantil de Karen Acioly. Os autores dos livros e a bailarina Angel Vianna já confirmaram presença. As três publicações serão lançadas na abertura do Circuito Interações Estéticas, evento promovido pela Funarte e a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura. O encontro, que segue até o dia 12 de setembro, vai reunir diversos profissionais das artes, que vão compartilhar com o público as experiências adquiridas em residências artísticas realizadas em Pontos de Cultura.
[galeria]
Os Livros
Batalha da Quimera
O livro faz uma análise da trajetória profissional de Renato Vianna (1894 – 1953), dramaturgo que trabalhou para modernizar o teatro de sua época e fazer dele a base da criação de uma identidade nacional. Também resgata a memória do próprio teatro, em sua luta por ganhar nova linguagem e refletir a realidade brasileira.
Como autor, Renato Vianna buscou a renovação da cena cultural brasileira, lançando o teatro ao encontro dos ideais modernistas. O pesquisador e crítico Sebastião Milaré avalia as conquistas de Vianna, analisa criticamente a obra do dramaturgo e a maneira como foi recebida pelo público da época. Ao mesmo tempo, investiga detalhes do contexto histórico, social e político no qual essa renovação se fez impositiva.
I Catálogo Livre do Teatro Infantil
Organizado pela atriz e diretora Karen Acioly, em parceria com a Aeroplano Editora e Consultoria, o livro objetiva mapear a memória histórica do teatro infantil no Brasil. A obra reúne depoimentos e questionamentos, e as conquistas da área, como a de uma disciplina específica sobre o teatro infantil dentro de uma universidade pública (UNIRIO) e a criação do Centro de Referência do Teatro Infantil. Também estão registrados encontros notáveis durante o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), evento difusor do teatro para os pequenos. A publicação aposta na consolidação de uma literatura que irá inspirar artistas e servir de referência para a próxima geração de produtores e criadores.
Angel Vianna – sistema, método ou técnica?
O livro de Suzana Saldanha reúne ensaios de profissionais de diferentes áreas do conhecimento que entraram em contato com o trabalho da bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora Angel Vianna. Além de analisar a obra da artista, os autores abordam experiências que marcaram sua vida e foram determinantes para o desenvolvimento desse trabalho, como a relação com Klauss Vianna, a descoberta do sistema Laban, o envolvimento com o teatro e os estudos de anatomia e belas artes.
Referência no campo das artes cênicas, os estudos de Angel Vianna sobre a sensibilização do corpo e a conscientização do movimento se tornaram essenciais na formação de bailarinos e atores; mas também podem ser aplicados em processos terapêuticos, de reabilitação motora e em áreas ligadas à saúde.
Lançamento: 9 de setembro, às 18h
Onde: Funarte São Paulo (Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP)