A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte de Maria Alice Vergueiro. Atriz, diretora de teatro e professora universitária, ela estava internada em São Paulo com quadro grave de pneumonia e morreu na última quarta-feira, dia 3 de junho, aos 85 anos.
Conhecida como a dama do underground do teatro paulistano, atuou em mais de 60 peças, filmes e produções de TV. A estreia nos palcos foi em 1962, no espetáculo A Mandrágora, dirigido por Augusto Boal. Ao longo de sua trajetória – foram mais de 50 anos de carreira – Maria Alice Vergueiro passou por grandes grupos teatrais, com destaque para o Teatro de Arena, Teatro Oficina e Teatro Ornitorrinco, do qual foi também fundadora.
Participou de importantes montagens, como O Rei da Vela (1967), Galileu Galilei (1975) e A Ópera do Malandro (1978). Na televisão, fez a novela Sassaricando (1987), da Rede Globo, além de séries, como Brava Gente (2000) e O Sistema (2007), também da TV Globo, entre outras participações.
Em 2006, Maria Alice Vergueiro protagonizou o curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou na internet após ser publicado no YouTube.