Grafites inspirados na obra de Yara Tupynambá ganham espaço na Funarte MG

Seis artistas plásticos – Ataíde Miranda, Clara Valente, André Gonzaga, Rogério Fernandes, Gabriel Dias e Sthefany Oliveira – foram convidados para reproduzir na área externa da Funarte MG, em Belo Horizonte, grafites inspirados na obra de Yara Tupynambá. A curadoria do projeto é de Ataíde Miranda. A partir do olhar de cada artista, as pinturas retratam temas relacionados à preservação do meio ambiente, as belezas naturais do estado, e são uma homenagem à trajetória de Yara. Pintora, gravadora, desenhista e muralista, ela realiza, no segundo semestre deste ano, uma exposição de suas obras na galeria da Funarte.

O projeto ‘Revitalização da Rua Januária’ tem como objetivo a ressignificação do muro externo da instituição e da passarela que dá acesso às principais ruas do bairro Floresta, onde está localizada a Representação Regional da Funarte. Além da pintura de grafites, o projeto pretende também melhorar as condições de acesso ao complexo cultural. Para isso, serão realizadas ações como limpeza e melhorias na iluminação da rua Januária e passarela, e reforma da bilheteria.

Sobre Yara Tupynambá
Mineira de Montes Claros, Yara Tupynambá é pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Iniciou seus estudos de arte com Guignard, além de estudar gravura com Misabel Pedrosa. Cursou Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Foi professora e diretora da Escola de Belas Artes da mesma universidade.
Dedica-se à gravura, especialmente sobre madeira, preferindo o preto e branco à gama de cores. Em telas a óleo, pinta congados, cavalhadas e violeiros, temas referentes às suas andanças pelo interior do estado. Pesquisa as pinturas do século XVIII em igrejas das cidades históricas de Minas, produzindo desenhos sobre arcas e baús, além de retratar cenas da época e símbolos, como brasões. Em 1974, liderou o Atelier Vivo na Bienal Nacional de São Paulo. Também realizou estudos no Pratt Institute, de Nova York (Estados Unidos). De volta ao Brasil, a artista mantém, desde 1987, o Instituto Yara Tupynambá, com trabalhos dedicados à arte, educação e cultura.

‘Projeto Revitalização da Rua Januária’

Artistas convidados:

Ataíde Miranda – Nascido em Belo Horizonte, ilustrador autodidata se inspira em temas lúdicos, mitológicos e teatrais. Em 2010, ingressou na faculdade, no curso de Design Gráfico, e foi através de uma professora que percebeu seu dom para as artes plásticas. Sua técnica é nanquim sobre papel e acrílica sobre tela, experimentando também outras áreas. Sua arte também está nas paredes em forma de grafite.

Clara Valente – Mineira de Belo Horizonte, é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Tem se dedicado à pesquisa e pintura de paisagens desde os anos 1990. Com especialização em Desenho.

André Gonzaga – Nascido e criado em Belo Horizonte, atua no grafite desde 1997. Com passagens pela Alemanha (Berlim), Holanda (Amsterdam), Estados Unidos (Califórnia) e Senegal, entre outros países, seu trabalho é um coquetel de abstração e surrealismo, passando pelo desenho, pintura e escultura.

Rogério Fernandes – Piauiense radicado em Minas Gerais, é um dos principais nomes da nova geração de artistas brasileiros, reconhecido internacionalmente através de seus muralismos, telas, gravuras e produções diversas. Seu estilo tem grande influência da xilogravura nordestina e sempre o revisita com tons de realismo fantástico.

Gabriel Dias
Gabriel é natural de Belo Horizonte e atua no grafite e muralismo desde 2003. O artista realiza suas obras criando “sínteses de elementos da natureza e abstrações”. Tem grande interesse na flora, fauna e cultura brasileiras.
Participou de diversas exposições coletivas e festivais, dentre elas o Festival Arte Core no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Festival CURA Lagoinha, em Belo Horizonte, e a exposição Telas Urbanas, no Museu de Arte da Pampulha, também na capital mineira.

Sthefany Oliveira – Ou Fênix, como assina, é uma das artistas que está deixando sua arte impressa nas paredes da capital mineira. A jovem conta que, desde muito nova, gosta de pintar personagens ligadas ao feminino, ao oriental e ao mundo dos cartoons.

Grafites na Funarte MG – Fotos: Júlia Braga e Ana Sanders
Grafites na Funarte MG – Fotos: Júlia Braga e Ana Sanders

 

 

 

 

 

 

 

Grafites na Funarte MG – Fotos: Júlia Braga e Ana Sanders

 

Grafites na Funarte MG – Fotos: Júlia Braga e Ana Sanders

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084