Funarte adere ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado

A Fundação Nacional de Artes e o Ministério da Economia assinam, no dia 29 de julho, Quarta-feira, o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) da Funarte. Por meio desse ato, a instituição torna-se a primeira do Sistema Federal de Cultura e do Ministério do Turismo a aderir ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado, o TransformaGov; e também a quarta entidade da administração indireta federal a participar da iniciativa, que visa a modernizar o serviço público federal, por meio de medidas direcionadas à simplificação e à eficiência.

Instituído pelo decreto 10.382/2020, o programa, realizado pelo Ministério da Economia, com apoio da Presidência da República, reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo, já desenvolvidas pelo ME, no sentido de apoiar as instituições da administração direta, autárquica e fundacional, para o desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento de seu gerenciamento. O TransformaGov compreende cinco eixos de ação: Governança e Gestão Estratégica; Serviços aos Cidadãos; Processos; Arranjos institucionais e estruturas organizacionais; e Gestão de Pessoas.

A adesão ao TransformaGov se materializa pela assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional, cujo foco é avaliar e modernizar as estratégias dos órgãos da administração pública federal. O PGT espelha o compromisso com a realização de várias iniciativas da Funarte direcionadas à melhoria do seu gerenciamento.

Por um melhor serviço ao cidadão

O presidente da Funarte, Luciano Querido, comenta: “A Funarte inicia um novo tempo em sua administração: um tempo de modernização, transparência e foco na eficiência – como primeiro órgão federal de cultura a particiar deste novo modelo de gestão. Quero agradecer todo apoio e orientação dos servidores da Secretária de Gestão e Transformação do Ministério da Economia. O TransformaGov será um marco na história da Fundação”.

O TransformaGov tem como objetivo melhorar a eficiência operacional das instituições, para que elas venham a prestar um melhor serviço aos cidadãos. “O PGT da Funarte estabelece 40 ações, a serem executadas de forma conjunta com o Ministério da Economia nos próximos meses, a fim de alavancar o desempenho organizacional da Fundação”, pontua o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. “São ações que vão desde a consolidação do Plano Estratégico e a implementação de uma sistemática de monitoramento até a digitalização de vários processos, na área de gestão de pessoas e de gestão documental; e no melhor uso do patrimônio, do custeio e das estruturas organizacionais. Com isso esperamos elevar o patamar de gestão da Funarte para um outro nível de desempenho”, conclui.

O diretor da Coordenação Geral de Planejamento e Administração da Funarte (CGPA) – Funarte, Luiz Fernando Zugliani, comenta: “A Funarte atua com enorme déficit de gestão. Está com uma estrutura envelhecida, que não conta com várias ferramentas essenciais a um funcionamento mais efetivo. Num cenário como esse, perdem a classe artística, os servidores e os demais cidadãos. Com o apoio do Ministério da Economia, por meio da participação no TransformaGov, vamos substituir toda essa precariedade por modernidade gerencial, privilegiando soluções digitais, entre outras medidas. Todos se beneficiarão com isso. A prova da urgência dessa transformação é o fato de a Funarte ser a quarta entidade da administração indireta nacional e a primeira do Sistema Federal de Cultura a celebrar o PGT ”.