Músico Hugo Pilger apresenta no projeto Sinos, oficinas de Violoncelo

Hugo Pilger. Crédito: Leo-Aversa

Na quarta-feira, 21/10, estreia no site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos a 19ª videoaula da Oficina de Violoncelo do Projeto Espiral, com o músico e professor Hugo Pilger. Além do módulo “Os cuidados necessários na hora de adquirir um instrumento”, também será disponibilizada a 20ª videoaula de Hugo, na qual ele abordará “Limpeza e manutenção do violoncelo”. Os vídeos podem ser vistos no site do projeto (www.sinos.art.br), que é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Na 19ª videoaula, serão abordados os cuidados necessários na aquisição do instrumento. “Um violoncelo possui muitas características que podem ser potencializadas”, explica Hugo Pilger. “Por exemplo, se um músico tem como objetivo se apresentar em eventos ou shows, a configuração de seu instrumento poderá (ou deverá) ser diferente da de outro, para quem almeja se apresentar em salas de concertos com acústica natural”, afirma.

As videoaulas da Oficina de Violoncelo foram elaboradas e são apresentadas pelos professores Dora Utermohl e Hugo Pilger. Eles abordam diversos aspectos relacionados ao estudo e à performance desse instrumento, como formas de empunhadura, fundamentos da emissão sonora, postura corporal e posicionamento do violoncelo, técnica básica da mão esquerda, literatura do instrumento, estudo dos fundamentos técnicos e a rotina de estudo, a escolha do instrumento e a sua relação com o contexto musical e repertório, além de manutenção e cuidados básicos com o instrumento.

Sobre Hugo Pilger

Doutor em Música pela Unirio e professor de violoncelo na mesma universidade. Ele integra o Trio Porto Alegre e tá foi homenageado com uma série de obras, como Orégano, de Ricardo Tacuchian, Meloritmias nº 10, de Ernani Aguiar; Serenata pro Pilger, de Maurício Carrilho; Sortilégios, de Marcos Lucas; e Concerto (2013), de Ernst Mahle; entre outras. Sua discografia inclui os CDs Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar (melhor Intérprete e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2016), Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano (melhor Intérprete, Compositor e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2017-2108), Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano, vol. I e vol. II – CD duplo (finalistas do Prêmio da Música Brasileira de 2015 e Açorianos de Música 2017, respectivamente) e, em 2020, o CD Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano. Hugo recebeu o Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Instrumentista Erudito, e é autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.

O projeto

Lançado em julho deste ano, o Sinos é formado por uma rede de profissionais de música que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto, visite o site www.sinos.art.br.

Novas videoaulas da Oficina de Violoncelo no Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Quando: disponíveis a partir de 21 de outubro de 2020, quarta-feira, 10h, no site www.sinos.art.br

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

site: www.sinos.art.br
Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br