Confira novos destaques no Funarte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta destaques dos projetos Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar na última semana do mês de outubro. Fruto de parceria da instituição com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, as ações fazem parte do programa Funarte de Toda Gente.

Pelo Bossa Criativa, o público pode conferir o início das aulas da Oficina de Violão de 6 Cordas, com Paula Borghi, além de um encontro virtual com foco na elaboração de políticas públicas para as artes. Já pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), a atração fica por conta da Oficina de Trompete e, também, da live Concerto Sinos, que terá a Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretando obras de Guerra Peixe, Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper. Por fim, o destaque do Projeto UNO é o I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, mas que ainda pode ser visto no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

As atividades gratuitas relacionadas às iniciativas da Funarte/UFRJ estão disponíveis para visualização, download e estudo nos sites próprios dos projetos e também no Portal da Funarte. Para participar e aproveitar todas as ações, basta fazer a inscrição e acessar o canal de vídeos (link abaixo).

Agenda da semana – 26 a 30 de outubro

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

No dia 26 de outubro, começam a ser disponibilizadas as videoaulas da Oficina de Trompete, com os professores Paulo Viveiro e Flávio Gabriel. Entre os temas abordados nos módulos, destaque para: Organologia e História do Instrumento, Elementos Básicos da Teoria Musical, Articulação, Repertório para Trompete na Música de Concerto e Como Estruturar uma Rotina de Estudos.

As atividades da semana do Sinos se encerram nesta sexta-feira (30/10), às 10h. No primeiro Concerto Sinos, a Orquestra Sinfônica da UFRJ interpreta obras de Guerra Peixe, Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper. A transmissão é pelo canal do YouTube do programa Arte de Toda Gente: www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Há duas atividades nesta semana no projeto: a primeira, na terça-feira 27/10, às 10h, foi a estreia da Oficina de Violão de Seis Cordas com a musicista e professora Paula Borghi, que promete um material inovador e interativo de ensino. O vídeo está no Canal Arte de Toda Gente.

No dia seguinte, quarta-feira (28/10), será a vez da Live Bossa Criativa, com transmissão ao vivo, conduzida pelo maestro Marcelo Jardim, e que terá como tema: Política Pública Para as Bandas de Música. No encontro também será feita a chamada para o 3° Simpósio de Bandas Funarte – UFRJ.

Saiba mais sobre o projeto e as atividades no site do Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

UNO – Um Novo Olhar

Desenvolvido pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o projeto Um Novo Olhar (UNO) tem como objetivo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro.

Vale conferir o registro completo do I Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (Cimuci) e a apresentação da cantora Sara Bentes. Ambos os conteúdos estão disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube: www.youtube.com/ArteDeTodaGente/