O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Lamartine Holanda, informou, neste domingo, 6 de novembro, que a entidade planeja instalar uma representação regional no estado de Roraima. Para a concretização da proposta, está em construção uma parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR). A iniciativa integra um novo plano de expansão e descentralização das ações da Funarte.
Em entrevista ao vivo para a Rádio Folha 100.3 FM, neste último domingo, o presidente lembrou que a missão da Funarte é promover, em todo o país, a prática das artes e o desenvolvimento da área, bem como a capacitação de profissionais do ramo. Lamartine Holanda observou que os escritórios da Fundação se localizam na Região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e em Brasília, havendo e Minas Gerais e que, há muito tempo, existe a demanda por uma descentralização e expansão das ações da entidade.
“Devido a essa necessidade, começou o plano de expansão para o Norte do país, o Nordeste e o Sul”, anunciou o presidente. Ele comentou que o primeiro sugerido para coordenar a futura representação de Roraima foi o da professora Dra. Ana Zuleide Barroso, da UFRR. O futuro estabelecimento do escritório regional ainda está em debate com a universidade, UFRR, junto ao seu reitor, José Geraldo Ticianeli, que estaria avaliando o melhor local para a instalação.
Na entrevista para a Rádio Folha, Holanda reforça a necessidade de contar com representantes dos povos indígenas, considerando a pluralidade do Brasil: “A nossa ideia é viabilizar um escritório em Roraima reativando alguns projetos estratégicos e trazer essa possibilidade de levar as artes até os locais mais distantes do país. Queremos ampliar a identificação dos artistas regionais, além de poder transformar a nossa cultura indígena em peças de teatro e óperas mostrando como é rica a nossa cultura”, declarou.
Com informações do jornal Folha de Boa Vista