Festival Porto Alegre em Cena chega à 17ª edição

Artistas, grupos e diretores teatrais estrangeiros e de oito estados, de todas as regiões do Brasil, estão reunidos em Porto Alegre (RS), de 8 a 27 de setembro, no 17º Porto Alegre em Cena – festival internacional de artes cênicas. Um total de 69 espetáculos, sendo 24 internacionais, exposição gratuita, oficinas, palestras e debates, são as principais atrações do evento, tradicionalmente apoiado pela Funarte. Japão, França, Lituânia, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Venezuela, Argentina e Uruguai estão representados nesta edição do Festival.

As produções internacionais aguardadas para os dias 24, 25 e 26 de setembro são a montagem uruguaia Electra, de Sófocles, com 15 atores dirigidos por Marisa Bentancur, no Teatro Renascença e “Final de Partida”, de Beckett, com o Grupo Actoral 80, da Venezuela, no Teatro de Câmara Túlio Piva. Dentre os artistas mais conhecidos, já se apresentaram Bob Wilson, com “Happy Days”, de Samuel Beckett, o lituano Eimuntas Nekrosius, que fez o célebre “O Idiota”, de Dostoievski e Ute Lemper, com um musical de clássicos do cabaré alemão. Parte do calendário do Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, o Porto Alegre em Cena busca, segundo seus realizadores, apresentar a melhor e mais diversa produção cênica, inclusive espetáculos locais – dez montagens gaúchas concorrem a um prêmio à parte.

Atrações paralelas – Está montada no Santander Cultural a exposição “Video Portraits” de Robert Wilson, que já passou por grandes capitais do mundo. Além disso, como nas edições passadas, o Festival inclui apresentações para comunidades da periferia da cidade. Além das tradicionais oficinas com artistas e técnicos, foram programados debates com diretores e atores participantes do evento. Os temas vão desde a linguagem teatral e a tragédia grega até a poesia, passando pelo teatro experimental e o estudo dos costumes. O último debate será na sexta-feira, 24 de setembro, às 12h15min, na Casa de Teatro de Porto Alegre. Neste espaço, funciona ainda um ponto de encontro do Em Cena que, segundo a produção, em 2010 prioriza o encontro entre as pessoas, para estimular a troca de ideias.

A entrega dos prêmios será no dia 27/09, segunda-feira, no Teatro São Pedro. Após a cerimônia, será apresentado “Cabarecht”, de Humberto Vieira, sucesso do teatro gaúcho em 2009.

Veja a programação de espetáculos
Saiba sobre ingressos e bilheterias
Compra de ingressos pela Internet

17º Porto Alegre em Cena – Festival internacional de artes cênicas
8 a 27 de Setembro
Realização: Prefeitura de Porto Alegre, Petrobras, Braskem e NET
Patrocínio: Caixa, Multiplan – BarraShoppingSul, Cia Zaffari e Eletrosul

Exposição
Video Portraits
De Robert Wilson
Local: Santander Cultural
Endereço: Rua Sete de Setembro 1028, Praça da Alfândega, Centro, Porto Alegre (RS)
Entrada franca
Curadoria: Noah Khoshbin e Matthew Shattuck
Produção: Dissident Industries, Inc.
Patrocínio: Banco Santander

Saiba mais
Sobre o Festival/Relação de grupos participantes
Sobre a exposição
Sobre as palestras
Sobre os debates
Históricos de todas as edições anteriores
Banco de imagens
Núcleo de Festivais de Artes Cênicas do Brasil