Teatro de Arena Eugênio Kusnet completa 66 anos

Inaugurado em 1º de fevereiro de 1955, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet completa, nesta segunda-feira, 66 anos. O espaço, gerido pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, faz parte da história do teatro brasileiro. “História que para a cidade de São Paulo e para o Brasil é muito grande”, enfatizou o presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda. Entre os anos 50 e 70, o teatro foi palco de diversas obras de cunho político, histórico e social. Administrado pela Funarte SP, o espaço fica na Rua Dr. Theodoro Baima, 94, na Vila Buarque, na Capital Paulista.

O local possui capacidade para 99 espectadores e mantém até hoje as características de seu projeto inicial – com palco circular e arquibancadas ao redor – em formato de arena. Atualmente, é usado para apresentações artísticas, espetáculos, eventos culturais, festivais e demais atividades da Funarte.

Ainda de acordo com o presidente Lamartine, é importante lembrar: “Apesar de seu tamanho pequeno, o Teatro de Arena é uma catedral para as artes no Brasil. Ele revelou grandes ícones e continuará a ser um dos grandes teatros do país”.

Histórico

O Teatro de Arena foi criado como uma alternativa à cena teatral da época de sua criação, a partir da experiência de outros países em salas de espetáculos nesse formato. Teve como nome importante e um de seus fundadores, o ator e diretor teatral José Renato, aluno da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo. Logo no início de seu funcionamento, o espaço não contava com apoio governamental. Era mantido, basicamente, pelos espectadores.

A partir de 1958, ficou especializado na montagem de textos de dramaturgos brasileiros, como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Vianinha. Logo depois, em 1961, sua linha de atuação mudou, com a inclusão no repertório de obras clássicas e modernas, sem restrição apenas a autores nacionais. Quatro anos mais tarde, iniciou-se lá a produção de musicais. Em 1972, foi fechado e retomou as atividades em 1977, sob administração do antigo Serviço Nacional de Teatro (SNT), incorporado posteriormente ao Instituto Nacional de Artes Cênicas. Este foi transformado em Fundação Nacional de Artes Cênicas e esta, depois, foi agregada à Funarte. O espaço está, desde então, vinculado à entidade e passou a ser chamado de Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Sobre Eugênio Kusnet

Nascido na Rússia em 1898 e radicado no Brasil, desde 1926, é considerado o mais importante ator de formação stanislavskiana do teatro brasileiro. Teve atuação fundamental também como professor. Estreou nos palcos do país pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Trabalhou no Teatro Popular de Arte (TPA), no Teatro de Arena e no Teatro Oficina.

Texto: Marina Rocha
Edição: Marcelo Mavignier

Funarte

Com informações do acervo do Portal da Funarte, no link:
O Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Vozes da Funarte SP