O Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro (RJ), inaugura duas exposições no dia 3 de fevereiro, quarta-feira: Gestualidade, de Isabella Cesar, e Sopro (s) de Cota Azevedo. As duas mostras ficam disponíveis para visitação até o dia 4 de abril. A entrada é gratuita e não necessita de agendamento prévio. Ao todo, mais de 30 telas das artistas brasileiras integram o conjunto, com curadoria de Edson Cardoso. Outras seis exposições estão em cartaz no local.
Gestualidade
Com 14 pinturas, a mostra Gestualidade é a primeira individual de Isabella Cesar. Natural de Jaú (SP), Isabella é formada em Artes Plásticas. Já expôs em outros países como Japão, Alemanha, França, Estados Unidos e Finlândia. A artista utiliza a técnica de acrílica sobre linho, num contraste entre a delicadeza desse tecido com um estilo de pinceladas rústicas. As referências de Isabella Cesar vêm “do inacabado, da vida e do tempo”. Ela trabalha, também, com uma técnica pictórica, sobrepondo camadas de tintas que alteram a profundidade das cores envolvidas. “Minhas inspirações vêm do inverno, da neve, dos países nórdicos, da elegância e da simplicidade dessa atmosfera. Sou uma admiradora do jeito de viver do povo dinamarquês; estudo o estilo Hygge, da Dinamarca […] um ‘lifestyle’ que promove conforto, encantamento e harmonia nos ambientes e nas convivências diárias. Podemos vivenciar as considerações desse estilo através das minhas obras”, afirma.
Sopro (s)
Artista e jornalista, Cota Azevedo é baiana e mora no Rio de Janeiro. Trabalha com uma narrativa experimental, na qual o corpo é o protagonista. Suas obras abordam “as construções linguísticas, do humano em seus meios individuais, histórico e/ou temporal”. A cor ganha destaque em seus trabalhos, assim como as pinceladas texturizadas, que dão vida à superfície da tela. Em Sopro (s), sua primeira individual, o ponto de partida para a criação são aldravias – formas poéticas minimalistas de seis palavras, seis versos e nenhuma pontuação –, das quais ela se apropria, construindo a partir de suas leituras outro espaço de criação: a pintura. As 18 telas de pintura a óleo, pastel e acrílica estão expostas em formatos variados. “As narrativas são planos de fundo de uma poética e de uma figuração não conclusivas, onde o expectador passa a ser coautor de Sopros. Uma história confessional que poderia ser tão minha como do outro”, explica Cota Azevedo.
Exposições
Isabella Cesar
Gestualidade
Cota Azevedo
Sopros
De 3 de fevereiro a 4 de abril
De terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Contatos: tel. 2253-1580 (recepção) – E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
Com informações do Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro