Neste mês de fevereiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) reabre suas portas com exposição de um dos maiores expoentes nacionais dos mosaicos e reconhecido muralista: Paulo Werneck (1907-1987). Assinada por sua neta, Claudia Saldanha, juntamente com o curador-chefe do museu, Marcelo Campos, a mostra Paulo Werneck – Murais para o Rio apresenta trabalhos que refletem a trajetória do artista. Na exibição, com ingressos a preços populares, o público pode conferir painéis em mosaico, ilustrações, objetos e documentos do ilustrador e artista gráfico.
O conjunto é composto por 140 desenhos originais, fotos e documentos, além de quatro mesas, inteiramente confeccionadas pelo artista, da marcenaria ao mosaico do tampo. Parte desse acervo integrou a mostra Paulo Werneck – Muralista Brasileiro, no Rio de Janeiro (Paço Imperial), em São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Claudia mantém exposições frequentes como forma de divulgar a arte de seu avô.
Werneck é conhecido por obras associadas à arquitetura. Seus trabalhos podem ser encontrados no famoso hall do Edifício Marquês do Herval, dos Irmãos Roberto, na Av. Rio Branco (RJ); no Teatro Armando Gonzaga, situado no bairro de Marechal Hermes (RJ); no antigo edifício-sede do Banco Amazonas (DF), e mais diversas obras, boa parte de fácil acesso. Paulo Werneck também colaborou com os mosaicos da Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).
Exposição
Paulo Werneck – Murais para o Rio
Curadoria: Claudia Saldanha e Marcelo Campos
MAR — Praça Mauá 5, Centro
Quando: De quinta a domingo, das 11h às 18h (limite de 100 visitantes por hora)
De 11 de fevereiro até agosto
Ingressos: R$ 20
Classificação etária: Livre
Mais informações
Museu de Arte do Rio: (21) 3031 2741
Com informações do Centro de Artes Visuais – Funarte