Dez companhias de teatro, de São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, participam da 2ª Mostra de Teatro Olho da Rua, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, em Santos (SP). Com cerca de cem participantes, entre atores, diretores, técnicos, críticos e debatedores, o projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas, lançado em 2010, por meio de edital público. O evento ocupa ruas e praças de sete bairros da cidade: Centro, Paquetá, Morro da Nova Cintra, Aparecida, José Menino e Rádio Clube.
A Mostra é realizada pela Trupe Olho da Rua (SP), celebrando os oito anos de apresentações da do grupo, sempre oferecidas fora dos espaços convencionais. O evento é marcado pela diversidade estética, por reunir teatro épico, comédia, farsa, circo, bonecos de mamulengo.
Estão programados debates, com o tema “O Teatro Privado, é privado de quê?”. O alvo das discussões é o questionamento sobre a identidade e o papel do teatro em relação às plateias. Nas discussões, o público será convidado a responder à pergunta e os depoimentos serão registrados em vídeo. A meta é “buscar novas formas de manifestação teatral, mais ligadas ao público”. O tema também serviu de base para a escolha dos trabalhos da Mostra.
Também fazem parte do programa apresentações musicais, com os grupos locais Maracatu Quiloa e Roda de Samba do Ouro Verde. Será lançado ainda o livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio”, dos cariocas Licko Turle e Jussara Trindade.
2ª Mostra de Teatro Olho da Rua
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010
Co-patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura de Santos
Parceria: Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e Rede Brasileira de Teatro de Rua
Programação e mais informações: http://trupeolhodarua.blogspot.com