A Exposição Egito Antigo está em cartaz até 25 de abril de 2021 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. Mas, por conta do lockdown no Distrito Federal, a mostra só pode ser visitada no site CCBB Virtual.
O acervo é oriundo do Museu Egípcio de Turim, na Itália, um dos mais importantes do mundo. A mostra foi premiada como a melhor exposição internacional do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ao todo, a exibição reúne 140 peças originais da cultura egípcia. São esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e uma múmia humana.
De acordo com o CCBB, a mostra não tem pretensão de abranger completamente o assunto, mas busca oferecer um vislumbre dessa cultura mítica e um resumo sobre algumas de suas peculiaridades, usos, costumes e hábitos específicos. O percurso expositivo é dividido em três partes: vida cotidiana, religião e costume funerários.
Segundo os organizadores, “A civilização egípcia era extremamente hierarquizada e administrada por burocratas que respondiam ao único dirigente legítimo do país: o faraó”.
A exposição já passou pelo CCBB do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apenas na cidade carioca, houve mais de um milhão de visitantes.
Com informações da Funarte Brasília, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília