A Fundação Nacional de Artes – Funarte, neste 27 de março, dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, parabeniza todos os artistas, técnicos, produtores, professores e estudantes que levam aos palcos e picadeiros a magia dessas artes cênicas.
Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro marcou a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Desde a Antiguidade, essa linguagem tem sido utilizada como expressão da cultura dos mais diferentes povos, em vários gêneros — como a farsa, a comédia, a tragédia e a tragicomédia —, e por meio de diversas modalidades, com técnicas e recursos variados — como a encenação com formas animadas (bonecos, objetos e outros itens), o musical, a revista, o circo-teatro, a dança acrobática circense, a palhaçaria, o ilusinismo, o circo contemporâneo e muitas outras.
O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin (1897 – 1973), nascido na mesma data, em Ribeirão Preto (SP). Filho de circenses, Abelardo Silva cresceu no picadeiro. Começou a carreira fazendo contorcionismo e acrobacia. Ganhou o apelido de artistas de circo espanhóis, por ser muito magro, ter pernas compridas e lembrar um barbante (“piolin”, na língua espanhola). Após longa trajetória, dentro e fora do picadeiro, a fama do palhaço cresceu. Recebeu homenagens como o título de Artista Popular, oferecido pelos criadores da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Ação da Funarte
A Funarte, por meio de seu Centro de Artes Cênicas, ao qual estão ligadas as coordenações de Teatro e de Circo, tem como uma de suas missões incentivar a cadeia produtiva desses setores. A Coteatro desenvolve políticas de fomento à produção e circulação artística; além de agenda de atividades nos espaços culturais da Funarte em Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro — neste momento, suspensas ou realizadas on-line, devido à pandemia. Na área circense, o Ceacen atua em duas frentes: por meio da Coordenação de Circo, responsável pela elaboração das políticas de incentivo à produção, difusão e documentação para esse campo; e da Escola Nacional de Circo, instituição que oferece cursos regulares de formação, qualificação e capacitação de artistas da área. Situada no Rio de Janeiro (RJ), ela é referência na América Latina. É reconhecida pelo MEC e pelas principais instituições circenses estrangeiras.
Textos originais: Portal da Funarte e Centro de Artes Cênicas da Funarte