Funarte celebra os 82 anos do Foto Cine Clube Bandeirante, de São Paulo

1º Salão Paulista de Arte Fotográfica (1942) - Foto: acervo FCCB

Clube foi fundado no dia 28 de abril

A Fundação Nacional de Artes – Funarte parabeniza o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), pelos seus 82 anos de fundação. Localizada em São Paulo (SP) a instituição foi criada por um grupo de amantes da fotografia no dia 28 de abril de 1939. É possível consultar acervo on-line do Clube, que também promove atividades virtuais.

O FCCB será homenageado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), nos EUA, no próximo mês, com a exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964. Ela ficará disponível de 8 de maio a 26 de setembro. Essa, que é a primeira mostra de fotografia modernista brasileira fora do País, conta com a curadoria de Sarah Meister, do Departamento de Fotografia do MoMa. A mostra terá como destaque as realizações criativas do FCCB.

Localizado na Rua Augusta, no bairro da Consolação, na Capital Paulista, o Foto Cine Clube Bandeirante promove passeios, cursos, palestras e oficinas relacionadas ao setor. Considera-se que, mesmo com todas as mudanças ocorridas na sociedade, ao longo do tempo, desde sua fundação, o FCCB foi se adaptando às inovações. Uma forma de manter a entidade viva e ativa é ser um ponto de encontro para a discussão fotográfica e para a reunião de pessoas com o hobby em comum – objetivo definido desde a inauguração do Clube.

Para seu atual presidente, José Luiz Pedro, o segredo desse sucesso é acompanhar todas as mudanças. “O Clube cresceu organizando salões, passeios, concursos internos e outras atividades. A partir da década de 1960, a fotografia se popularizou e abraçou novos públicos. A mesma coisa aconteceu nos últimos 15 anos, graças à fotografia digital. São 82 anos de história, promovendo atividades para amadores e profissionais da área”, destaca. De acordo com o presidente, no FFCB “os autores aprendem que a fotografia pode ser mais que apenas um registro, pode se transformar em arte”. José Luiz Pedro também ressalta que, por causa da pandemia de covid 19, foi preciso adaptar o trabalho para o meio virtual, com palestras e concursos on-line.

Sobre o Foto Cine Clube Bandeirante

O Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) foi criado por paulistanos que se reuniam na Photo-Dominadora – antiga loja de artigos fotográficos na Rua São Bento, no Centro paulistano. O estabelecimento era de Antônio Gomes de Oliveira e Lourival Bastos Cordeiro, ambos praticantes de fotografia. Um dos frequentadores era José Medina, que, na época, mantinha um programa de rádio sobre o assunto. Os três amigos decidiram fundar o espaço – o que aconteceu em 28 de abril de 1939, no Salão do Portugal Clube, no Edifício Martinelli. Trinta pessoas compareceram lá, na data, e assinaram a ata de inauguração.

De acordo com o site oficial da instituição, o nome “Bandeirante” foi sugestão de um dos membros, José Donati, e inspirado nos antigos exploradores do Brasil – pois “previa-se que a entidade também deveria desbravar um terreno artístico-cultural ainda inóspito”. O FCCB instalou sua sede no 22º andar do Edifício Martinelli. Em fevereiro de 1940, mudou-se para duas salas no 1º andar do prédio de outra loja de fotografia.

Desde o início, o Foto Cine Clube promoveu excursões, concursos e exposições (como o 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica, em 1942). Além de reunir fotografias nacionais, a mostra tinha como parte integrante, pela primeira vez no Brasil, uma exibição ao vivo de fotos de autores estrangeiros. Com isso, o clube ganhou visibilidade e se consolidou no ramo. Realizou outras edições do Salão, o que projetou a instituição a nível internacional. Pioneiro, o Bandeirante abriu as portas para diversos clubes de fotografia surgirem pelo país.

Inauguração do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica (1942) - Foto: acervo FCCB
Inauguração do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica (1942) – Foto: acervo FCCB

Em 1945, o Clube aderiu ao cinema, revelando grandes cineastas, como Benedito J. Duarte, Geraldo Junqueira de Oliveira, Thomas J. Farkas, Cézar Yasbeck, Estanislau Szakowski e Abrão Berman. Segundo o presidente José Luiz Pedro, atualmente não existem atividades direcionadas para cine e vídeo – somente à fotografia. Na ocasião, foi o caminho que encontraram para se adaptar ao cinema amador, muito forte no período.

Em 1949, o FCCB obteve uma sede própria, na Rua Avanhandava. De acordo com seu site, foi o primeiro foto clube do mundo a realizar tal feito, sem qualquer auxilio oficial. Em 1970, precisando de mais espaço, a entidade se instalou na Rua José Getúlio. Está na Rua Augusta desde 1998.

Acervo on-line e novos projetos

Enquanto as palestras presenciais e os passeios não são possíveis, os interessados por fotografia podem conferir os materiais on-line disponíveis no site do Foto Cine Clube. É possível consultar os Boletins Informativos (1946-1975), os catálogos dos salões promovidos pelo Bandeirante desde 1942 e o Anuário Brasileiro de Fotografia, em www.fotoclub.art.br.

O presidente do FCCB José Luiz Pedro conta que está em estudo a reativação do Salão Internacional, que foi realizado pelo Clube até o final dos anos 1980. “Estamos em uma fase avançada de negociação com a FIAP (Federação Internacional de Arte Fotográfica) e a IAAP (International Association of Art Photographers) para voltar a promover o salão ainda no primeiro semestre com a Patronage FIAP e na plataforma de concursos da IAAP”, explica o presidente. Outra novidade é a possibilidade da continuação do Boletim Informativo do FCCB e a Revista Foto-Cine Som, publicada entre 1975 e 1982.

 

Boletim Informativo do FCCB nº 1 (maio, 1946) – Foto: acervo FCCB

Mais informações

Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), aqui

Exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964, aqui

Com informações do site do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) e
 do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) – Funarte
Colaboração: Centro de Artes Visuais – Funarte