O Teatro Plínio Marcos, na Funarte Brasília, recebeu, no dia 16 de abril a gravação de uma performance do projeto Performer Lab, inspirada no monólogo do personagem Shylock, da peça O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. A apresentação estará disponível nos canais do projeto no YouTube e no Instagram do grupo, até junho.
O projeto, iniciativa do ator Gustavo Araújo, é descrito como “um espaço de experimentos cênicos e/ou performativos, solos registrados por uma câmera, baseados em uma dramaturgia ou não, sob uma direção e roteiro, em determinado tempo e espaço”. O grupo destaca que, no processo de criação da performance gravada no Teatro Plínio Marcos, inicialmente, o monólogo foi memorizado pelo ator e depois foi criada uma “partitura corporal”, a partir dos verbos do texto e dos seus antônimos, à qual, em seguida, se somou uma “partitura vocal”. A esses dois trabalhos foi sobreposto o texto, desenvolvido a partir de ensaios remotos. Por fim, foram acrescentados mais quatro elementos cênicos: um banco, uma folha de papel, uma bolsa de moedas e um castiçal com uma vela.
No enredo da obra de Shakespeare, o mercador Antônio recorre a Shylock, um agiota, para ajudar o amigo Bassânio a cortejar Porcia. Shylock lhe faz um empréstimo de três mil Ducados (moeda antiga europeia). Em caso de descumprimento do prazo de pagamento, devido a desentendimentos anteriores, fica decidido que seria retirada um pedaço de carne do corpo de Antônio. Para o grupo, a peça aborda questões centrais para a realidade contemporânea, como o preconceito e a segregação. “Ao desafiar, além dos padrões normais, o consenso público, ele reivindica a absoluta igualdade de todos os homens, em seu desabafo contra o personagem Antônio”, diz o resumo do projeto.
Projeto Performer Lab
Espetáculo solo,gravado em 16 de abril de 2021
Teatro Plínio Marcos – Complexo Cultural Funarte Brasília
Previsão de exibição ao público: até junho de 2021, nos canais do Performer Lab no YouTube e no Instagram