A Sala Cecília Meireles, Espaço da Funarj, no Centro do Rio de Janeiro, recebe nesta sexta-feira, dia 14 de maio, às 19h, o grupo PianOrquestra. Abrindo a Série Sala Jazz, os músicos apresentam o espetáculo Coletivo, com um programa variado, que busca renovar o conceito de “piano coletivo” no Brasil. A apresentação será realizada presencialmente, respeitando todos os protocolos sanitários de segurança em relação à pandemia de covid 19. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, na web, ou na bilheteria, no dia da apresentação.
De acordo com o diretor artístico do grupo, o pianista Cláudio Dauelsberg, o espetáculo busca renovação em meio a pandemia. “Esse novo trabalho inaugura uma experiência no conceito de Coletivo de Piano Brasileiro, com novas reflexões sobre a experiência de divisão do espaço, compartilhamento do teclado, soma de individualidades e virtuosismo, explorando as sonoridades do piano em todos os seus limites e extensões, contribuindo com inovações para a literatura do piano”, explica.
O PianOrquestra é formado por Claudio Peter Dauelsberg (piano), Verónica Fernandes (piano), Nathália Martins (piano), Matheus Kern (piano); e Mako (percussão). “Dez mãos e um piano” é a proposta do grupo, que utiliza o piano como se ele fosse uma orquestra e, há mais de quinze anos, se apresenta pelo Brasil e no exterior.
No programa do espetáculo estão as músicas: Forró Brasil, de Hermeto Pascoal; Cravo e Canela, de Milton Nascimento e Fernando Brant; Manoel, O Audaz, de Toninho Horta; Cenas Rupestres, de Amaral Vieira; Sonata nº 4 (2º Movimento – Fantasia), de Claudio Santoro; Estudo nº 4, Ciranda nº 15, Prole do Bebê nº 1 – O Polichinelo 5 e Dança do índio branco, de Heitor Villa-Lobos; Choro à Luz de Velas, de Claudio Dauelsberg; Canhoto, de Radamés Gnattali; Pia No Frevo, de Priscila Azevedo; Ciranda, do PianOrquestra; Lucy In The Sky With Diamonds, de John Lennon e Paul McCartney; Black or White, de Michael Jackson; Um a Zero, de Pixinguinha; Bohemian Rhapsody, do Queen; e Star Wars (Main Theme), de John Williams.
Além da apresentação de Coletivo, o diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Ripper, convidou o diretor do PianOrquestra para um bate-papo, ao vivo, no seu programa Conversa na Sala, no canal da casa de espetáculos no YouTube. O encontro on-line com Claudio Daueslberg foi realizado na quarta-feira, dia 12 de maio, às 18h, e segue disponível, no canal, aqui.
Sala Cecília Meireles
A Sala Cecília Meireles é tradicional espaço musical da Capital Fluminense, administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Outras programações e mais informaçoes em: http://salaceciliameireles.rj.gov.br/.
_________________
Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc, apresentam
PianOrquestra
Espetáculo
Coletivo
Apresentação presencial, na Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47. Centro do Rio de Janeiro
Dia 14 de maio de 2021, às 19h
Ingressos antecipados pela internet aqui, neste link
Ingressos na bilheteria: R$ 40. Meia-entrada: R$ 20
Realização
Governo do Estado do Rio de Janeiro – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) – Sala Cecília Meireles
http://salaceciliameireles.rj.gov.br
Apoio cultural: Petrobras
Mais informações: (21) 2332-9223 / 2332-9224 e informacao.scm@gmail.com
Com informações do Centro da Música da Funarte e do site da Sala Cecília Meireles