“Sala de Jejum” na Funarte MG

A exposição “Sala de Jejum”, que ocupa a galeria da Funarte MG até 12 de junho, traz à cena personagens criados pela artista visual Milena Travassos, atuando em paisagens onde sons de água guiam o percurso do público. Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, a mostra propõe a imersão em um espaço composto de sons e imagens, onde o observador pode ser pouco a pouco envolvido pela trama que o configura.

Em “Sala de Jejum”, o onírico e o real se misturam. Na videoinstalação “Apneia”, água, corpo, objetos de vidro, materiais orgânicos estão presentes nas imagens, que mostram uma cena completamente submersa, em que o corpo flutua livremente. Envolvida pelo fluxo da água, a movimentação e sua trajetória são alteradas a partir dos choques entre esses corpos.

“O Banho” mostra uma bacia de alumínio com água, onde são projetadas imagens de uma cena noturna: um corpo desnudo em uma ação introspectiva. A bacia faz um elo da ação ocorrida com a imagem projetada, em que as variações de velocidade e forma são incorporadas à dinâmica do trabalho. A bacia é duplicada, passando a existir, em um mesmo espaço enquanto imagem e objeto, havendo momentos em que os dois chegam a se fundir.

“’Sala de Jejum’ evoca a percepção e um estado de recolhimento, em que os sentidos estejam apurados e vívidos, não na forma de um estado alerta e de tensão que o dia a dia urbano nos impõe, mas sim de quietude, de observação, de escuta”, como explica a artista Milena Travassos.

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea Ocupação dos Espaços Funarte 2010.

SOBRE O PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2010
Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país inscreveram seus projetos para a realização de exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos receberam o “Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte”. O objetivo da instituição é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos os que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação.

“Sala de Jejum”
Exposição de Milena Travassos
Abertura: 12 de abril às 20h
Período: 13 de abril a 12 de junho
De segunda a sexta, das 10h às 18h.
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31)3213-3084
Contatos com a artista: (85) 3263-3537 e (85) 9997-7176