A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do projeto Um Novo Olhar (UNO), promove a palestra Contação acessível de histórias, da professora Loide Aragão. O material está disponível no site do projeto e no canal do Arte de Toda Gente no YouTube, aqui neste link, com tradução em libras, legendagem e audiodescrição. O trabalho da especialista tem como objetivo abordar a metodologia desenvolvida por ela a partir do livro em multiformato O Espelho Mágico, que propõe novas formas de contar uma história dentro de uma perspectiva inclusiva.
O projeto UNO é fruto de uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música da UFRJ. A iniciativa promove a inclusão de pessoas com deficiências, por meio da qualificação de educadores e regentes para coros.
A ministrante Loide Aragão informa que o seu trabalho foi apresentado originalmente durante o VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac), em 2020. Ela explica que a contação de histórias é uma ferramenta muito importante no processo de formação e desenvolvimento. “Ela estimula o hábito da escuta, a consciência reflexiva, a resolução de situações problemas, além de despertar a imaginação e a emoção. Tornar o espaço de contação de histórias uma atividade cultural acessível é garantir o acesso ao material literário a diferentes públicos”, afirma Loide.
Sobre a ministrante
Loide Leite Aragão é técnica em Assuntos Educacionais pelo IFF, professora, escritora e contadora de histórias; graduada em Letras pela Unigranrio e mestre em Educação pela UERJ; especialista em Literatura Infantil e Juvenil (2008) e em Acessibilidade Cultural (2019) pela UFRJ. Atualmente, é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando com os temas de Língua Portuguesa, letramento, produção de texto e produção textual inclusiva.
Um Novo Olhar (UNO)
O objetivo do projeto é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de educadores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo-podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.
No programa Arte de Toda Gente, a Funarte e a UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, reúne ao UNO mais dois conjuntos de ações: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.
Serviço:
Projeto Um Novo Olhar (UNO)
Contação acessível de histórias, com a professora Loide Aragão
Palestra em vídeo disponível no site (www.umnovoolhar.art.br) e no canal Arte de Toda Gente no Youtube
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Outras atividades e mais informações estão disponíveis no site do projeto (acima)
Com informações da Assessoria de Comunicação do programa Arte de Toda Gente