A Funarte MG recebe nos dias 21 e 22 de maio, o espetáculo “Vazio das Partes”, do grupo catarinense Cia de Dança GpoEx/SCAR, que, por meio da dança contemporânea, busca mostrar sua linha de trabalho, com cenas ora objetivas, ora sensoriais.
O espetáculo é fruto de uma composição coreográfica desenvolvida por Elke Siedler, professora de dança contemporânea residente da Cia de Dança GpoEx/SCAR e de um trabalho de improvisações em solos, duos e trios dos bailarinos da Cia. O processo se baseou em debates e apresentações de textos e poemas para definições do tema “vazio”. A essa pesquisa, somou-se um roteiro de filmagens, cujas cenas foram acrescentadas ao espetáculo – marca constante nos trabalhos da Cia GpoEx/SCAR – Dança Vídeo Multimídia.
“Vazio das Partes” passeia por outros conceitos, como a imensidão do ser humano, sua busca pela perfeição, por frustrações, medos e ansiedades.
O cenário é composto por caixas que não têm uma representação material específica. Segundo o grupo, as caixas foram escolhidas dentre um rol de objetos cênicos, por mera subjetividade organizacional, e são usadas de várias maneiras, com várias conotações abstratas e até mesmo lúdicas.
Sobre a Companhia – A Cia. de Dança GpoEx/SCAR teve início em dezembro de 2003, após uma audição em que selecionou 14 atores bailarinos entre 85 inscritos, para o projeto Dança Fora do Eixo I. Em setembro de 2004, uma nova audição trouxe mais quatro bailarinos para a Cia., que já desenvolveu os espetáculos “Urbanicidades” (2003), “Tempo de Verão” (2004), “Maracatu do Chico Rei” (2005), junto com a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul.
Em agosto de 2010, “Vazio das Partes” recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, resultando na turnê nacional da Cia. de Dança GpoEx/SCAR, com apresentações em Londrina (PR), Maringá (PR), Curitiba (PR), Sorocaba (SP), Votorantim (SP), Santos (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ). O espetáculo já foi assistido por cerca de 3.800 pessoas.
“Vazio das Partes”
Com a Companhia de Dança GpoEX (SC)
Realização: Lisa Jaworski Produções, Companhia de Dança Gpoex e Sociedade de Cultura Artística (SCAR) – SC
21 e 22 de maio
Sábado às 20h; domingo às 19h
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: R$10,00 e R$5,00 (meia entrada)
Espetáculo contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2010