A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do projeto Um Novo Olhar (UNO), lança a palestra Sarau de Poesia, com a poetisa Lorena Lopes Alegria, nesta terça-feira, dia 22, às 17h. O vídeo vai estar disponível no site do projeto e no canal do Arte de Toda Gente no YouTube, aqui neste link, com tradução em Libras e legendagem. Durante a apresentação, a artista reforça o poder inclusivo das artes em relação aos jovens com Síndrome de Down.
O projeto UNO é fruto de uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música da UFRJ. A iniciativa promove a inclusão de pessoas com deficiências, por meio da qualificação de educadores e regentes para coros.
Lorena Lopes Alegria participou do VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (Enac), em 2020. No evento, a artista reviveu sua trajetória de vida, com foco especial na construção do Sarau Cultural Down, atividade realizada em Porto Alegre, em 2019. O sarau idealizado por Lorena era, até então, inédito na capital gaúcha. No vídeo, ela conta como sua visão sobre o poder inclusivo das artes possibilitou que um grupo de jovens com Síndrome de Down pudessem expor seus trabalhos e sua visão artística. Um dos objetivos do trabalho era construir uma rede de contatos, trocas e colaborações em um evento pensado para ser inclusivo, interativo e acessível a qualquer tipo de público.
Sobre a ministrante
Lorena Lopes Alegria é uma poetisa, de 34 anos, que tem Síndrome de Down. Apaixonada por artes. Em especial, por literatura e artes visuais. Foi por meio de suas poesias e das cores de suas telas que sua história começou a ganhar capítulos de representatividade. Participante assídua de congressos e eventos, ela busca uma melhor qualidade de vida e inclusão para pessoas neurodivergentes. A artista é membro da direção da Associação dos Familiares e Amigos Down (AFAD) e produtora do Sarau Cultural Down.
Um Novo Olhar (UNO)
O objetivo do projeto é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de educadores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo-podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.
No programa Arte de Toda Gente, a Funarte e a UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, reúne ao UNO mais dois conjuntos de ações: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.
Serviço:
Projeto Um Novo Olhar (UNO)
Sarau de Poesia, com a poetisa Lorena Lopes Alegria
Dia 22 de junho, terça-feira, às 17h
Palestra em vídeo disponível no site (www.umnovoolhar.art.br) e no canal Arte de Toda Gente no Youtube
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Outras atividades e mais informações estão disponíveis no site do projeto (acima)
Com informações da Assessoria de Comunicação do programa Arte de Toda Gente