A Funarte MG recebe, de 10 a 12 de junho, o espetáculo “Kairós”, da Cia Independente de Dança, de Fortaleza (CE). A montagem propõe uma reflexão sobre o tempo: sobre o corpo que ora se movimenta no tempo cronológico e ora no tempo criativo.
A Cia se utiliza das novas tecnologias da Arte Digital Interativa para capturar imagens de corpos que, por sua vez, criam uma série de novas imagens, ou de personagens virtuais que interagem com o espectador. A parceria dos bailarinos com o Corisco (software de Arte Digital) permite a manipulação e o tratamento da imagem em tempo real. Em “Kairós” (“momento certo” em grego), o movimento se relaciona com as dualidades presentes na contemporaneidade: o tempo operatório (Kronos) e o tempo subjetivo (Kairós). É o humano no centro de um processo de projeção, de constante transformação, num processo de virtualização.
Sobre a Cia Independente de Dança
A Cia Independente de Dança, formada em 2006 em Fortaleza, tem como objetivo principal criar obras artísticas, por meio da dança contemporânea, que tragam reflexões sobre as estéticas atuais, com propostas próprias e diversas.
Desde 2008 experimenta o uso de tecnologia digital, que permite experiências corporais interativas, desenvolvidas processualmente, junto à dramaturgia e coreografia das obras, por meio de discussões entre bailarinos, coreógrafo, direção e vídeo-artistas.
“Kairós”, com a Cia Independente de Dança
De 10 a 12 de junho
Sexta e sábado às 20h; domingo às 19h
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta.
Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-7112
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada)
Espetáculo contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010