Taanteatro comemora 20 anos com espetáculo na Funarte SP

Taanteatro Companhia

Em comemoração pelos 20 anos de atividades dedicadas à pesquisa e à criação nas artes cênicas, a Taanteatro Companhia estreia sexta-feira, 17 de junho de 2011, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, o espetáculo de teatro coreográfico “Máquina Hamlet fisted”. Inspirado na obra “Máquina Hamlet”, do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929 a 1995), o trabalho tem texto e encenação de Wolfgang Pannek.  O autor divide com Maura Baiocchi a direção da Companhia que, ao longo das duas últimas décadas consolidou processos de formação e criação próprios – o taanteatro ou teatro coreográfico de tensões – e criou mais de 40 espetáculos sobre a vida e obra de artistas, filósofos e poetas como Frida Kahlo, Florbela Espanca, Antonin Artaud e Nietzsche.

Diferentemente da obra de Müller, situada nas ruínas da Europa do século XX, “Máquina Hamlet fisted” mostra seus protagonistas – Hamlet e Ofélia – no limite entre aceitação e revolta contra as tradições de poder da América do Sul, desde as épocas pré-coloniais até o início do século XXI. O elenco é formado por integrantes do Núcleo Taanteatro – Formação, Pesquisa e Criação 2010/11. As atividades em comemoração ao aniversário do grupo abrangem, ainda, o lançamento dos livros de autoria de seus diretores, “Taanteatro – rito de passagem” no Brasil e “Taanteatro – teatro coreográfico de tensões” na Argentina, além de oficinas de formação artística em três países: Brasil, Argentina e Inglaterra.

Sobre Wolfgang Pannek – Diretor, ator, tradutor, produtor e codiretor da Taanteatro Companhia. Coautor dos livros “Taanteatro – teatro coreográfico de tensões” e “Taanteatro – rito de passagem”.Dirigiu espetáculos como “CaimAbel” (1994), “Homem Branco e Cara Vermelha” (1998), “Esperando Godot” (2000) e “Rit.U” (2007). Codirigiu, ao lado de Maura Baiocchi, “Máquina Zaratustra” (2006) e “!Zaratustra!”(2009).

Sobre Maura Baiocchi – Encenadora, coreógrafa, performer e atriz. Criadora da abordagem taanteatro (teatro coreográfico de tensões). Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC SP. Autora de Taanteatro Caderno 1 (Editora Transcultura, São Paulo, 1997) e dos livros Butoh Dança Veredas D’Alma (Editora Palas Athena, SP, 1995) eTaanteatro: teatro coreográfico de tensões (Azougue Editorial, RJ, 2007).


“Máquina Hamlet fisted”
17 de junho a 10 de julho
Com a Taanteatro Companhia
Sextas-feiras e sábados às 20h; domingos, às 19h
Após o espetáculo de estreia, dia 17, a Taanteatro realiza o lançamento do livro “Taanteatro – Rito de Passagem”, de Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Santa Cecília, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3662-5177
Texto, direção e instalação cenográfica: Wolfgang Pannek
Coreografia: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi e elenco
Ingresso: R$ 20. Meia-entrada R$ 10
A bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo
Duração: 60 min
Recomendação etária: 16 anos
Capacidade do teatro: 64 lugares