O IV Festival Amazônia Encena na Rua está em Porto Velho (Rondônia), de 18 a 24 de julho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A população pode assistir, diariamente, a espetáculos de dança e teatro, apresentados ao mesmo tempo em diferentes espaços do complexo. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas. Além de oferecer espetáculos, o evento é um espaço de troca e compartilhamento de informações entre grupos e companhias de teatro, dança e circo, originários da Amazônia Legal.
A programação também conta com um ciclo de debates e com o II Festival de Dança Amazônia em Cena. Os debates, abertos ao público, começam na quarta-feira, 20 de julho. O Ciclo se divide em três “rodas”, cada uma com um tema diferente. Os debates contam com a participação dos artistas e diretores. O primeiro deles foi mediado pelo ator Diego Batista, do Coletivo Difusão (Manaus-AM), com o tema “Palco Fora do Eixo”, sobre a organização em rede da comunidade de artes cênicas. Já o Festival de Dança reúne 20 companhias de dança da capital e um grupo de Roraima. A realização do Amazônia em Cena é do Grupo O Imaginário (Rondônia), que atua na produção, pesquisa e promoção de diversas linguagens teatrais, desde 2005.
A ideia dos grupos de teatro de rua é expandir a arte para praças, parques e todos os demais espaços públicos. “Isto democratiza o acesso aos espetáculos”, diz Chicão Santos, produtor do Amazônia Encena. Ele explica que uma das propostas do Festival é estimular o interesse pelas atividades artísticas, através de oficinas de capacitação, e provocar reflexões e discussões. As perspectivas para o teatro de rua e, ainda, as particularidades da produção das artes cênicas na Amazônia são alguns dos temas. “O foco principal do evento é desenvolver o conceito de formação de plateias e de divulgação espontânea para as artes”, diz Chicão Santos. “O fundamental é estimular a experimentação de novas linguagens para o teatro de rua, estimular a participação do público e romper as fronteiras geográficas”, complementa o produtor.
O Imaginário informa que primeira edição do Festival, em 2008, recebeu mais de 15 mil espectadores. Em 2010, o público estimado foi de 25 mil pessoas. A edição 2011 já reuniu até agora mais de sete mil pessoas, segundo os realizadores.
IV Festival Amazônia Encena na Rua
Rondônia
Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
De 18 a 24 de julho
Entrada franca
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010
Parcerias
Secretaria de Cultura – Governo do Estado de Rondônia
Fundação Iaripuna e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Porto Velho
SESC Rondônia
Realização: O Imaginário – Porto Velho (RO)
Veja as programações
Mais informações
www.oimaginarioro.com.br
oimaginarioro@yahoo.com.br
www.twitter.com/oimaginario