A Funarte constituiu a Comissão de Avaliação Final da Bolsa Funarte de Criação Literária 2010. Os nomes dos integrantes foram publicados no Diário Oficial da União de terça-feira, 27 de setembro de 2011 – Seção 2. Cabe à equipe verificar a conformidade do produto final da bolsa com o projeto contemplado e ainda emitir parecer, para cada produto final. O grupo é composto de personalidades reconhecidamente idôneas e de notório saber e capacidade de julgamento, nas áreas de abrangência da bolsa.
A Funarte decidiu alterar o número de componentes da Comissão de cinco para oito membros, retificando o item 12 do edital. A alteração foi determinada pelo grande volume de trabalho do grupo, pela diversidade e a complexidade das obras e pela busca da objetividade, rapidez, qualidade de avaliação, e a demanda por qualidade dos produtos selecionados Esta alteração foi especificada na portaria.
A comissão reúne os seguintes nomes: Alvaro Costa e Silva Filho, Carlos Henrique de Sorocaba Botkay, Carlos de Vasconcellos Didier, Cristiane Costa, Gisela Simões Campos, João Paulo Vaz, Livia Reis e Suzana Bisch Kfuri. De acordo com o Cepin/Funarte, o trabalho desta equipe começa na primeira semana de outubro.
Os projetos concorrentes podem abranger os gêneros lírico (poesias) ou narrativo (romances, contos, crônicas e novelas). Entre os 60 contemplados com as bolsas, que receberam, cada um, R$ 30 mil reais, serão selecionados até cinco produtos finais, para publicação pela Fundação Nacional de Artes. A escolha dos trabalhos a serem publicados será realizada pelo Centro de Programas Integrados (Cepin)/Funarte, pautado pelos pareceres da Comissão. Os candidatos cujos produtos sejam selecionados para publicação firmarão contrato de edição, específico para este fim.