Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação

No dia 1º de dezembro, quinta-feira, debates sobre o papel da cultura e das artes nos atuais processos de inovação ocupam o Museu de Arte Moderna (MAM) – Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro – nos ‘Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação’. Realizado pelo Ministério da Cultura, Funarte e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o evento inclui um espetáculo de arte telemática, uma performance cênica, mesas redondas e painéis-debate. O primeiro painel, às 14h30 é ‘A arte em rede e a inovação’ – sobre as possibilidades que a interação das redes computacionais avançadas e a criação artística oferecem para a inovação das organizações e dos produtos e processos da arte. A Diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte (Cepin), Ana Cláudia Souza participará do painel das ações MinC/RNP, às 15h30. Seu tema é “A Funarte e os laboratórios de cultura, arte e tecnologia”.

O objetivo dos ‘Desafios da Arte em Rede’ é começar um ciclo de reflexão contínuo, através da troca de idéias entre gestores de políticas públicas, universidades, pesquisadores e artistas. A proposta é dar andamento às ações conjuntas do MinC e a RNP, no programa de pesquisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia, e difundir o trabalho.

Um dos espetáculos que se apresentam é ‘Frágil’, do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (EBA/Ppgav/UFRJ). O trabalho será realizada ao mesmo tempo nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, com acompanhamento presencial do público e transmissão simultânea, via Internet, através de uma ferramenta computacional, de arte telemática. A performance é fruto da intersecção, na Internet, de obras que tratam de um tema comum: a fragilidade humana. é composto de uma instalação performativa do grupo cearense LPCA (UFC) e uma performance cênica do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética, coordenado pela coreógrafa e pesquisadora Ivani Santana. O NANO faz parte do Laboratorium Mapa D2, que agrega três coletivos de pesquisa artística e de tecnologia, em torno da investigação e estudo da aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e do audiovisual. Frágil poderá ser assistido também nos sites www.poeticatecnologia.ufba.br e www.mapad2.ufba.br, nos quais o usuário terá à disposição o “olhar” de câmeras, instaladas nos locais das apresentações, em tempo real. As imagens serão captadas simultaneamente no MAM (Rio), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, em Fortaleza (CE), e no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Segundo os realizadores, a proposta é uma experiência estética de aplicação das tecnologias de informação e comunicação no processo criativo artístico. O foco é o desenvolvimento de novas possibilidades de produção e e interação de diversas linguagens das artes, através da Rede. Para os criadores, mais que um ambiente de transmissão, a Internet torna-se um fator determinante da estética do espetáculo, feito especificamente para transmissão na Web. O desafio da obra é integrar diferentes linguagens, preservando a proposta de cada uma delas.

Outros representantes do Ministério da Cultura participarão do Painel das ações MinC/RNP. São eles: Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais; Américo Córdula, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais (Secretaria de Políticas Culturais); Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca Brasileira, e Ana Paula Santana, secretária do audiovisual (SAV).

‘Desafios da Arte em Rede’ tem parceria com o Festival Internacional CulturaDigital.Br, a ser realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, também no MAM Rio e no Espaço Odeon, na Cinelândia.

Desafios da Arte em Rede I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação

1 de dezembro de 2011, quinta-feira

Museu de Arte Moderna (MAM) Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240-4944

Realização
Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Artes – Funarte – Governo Federal
Rede Ipê/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Parcerias
Festival Internacional CulturaDigital.Br (www.culturadigital.org.br)
Programa Nacional de Cultura Contemporânea (PNCC)/UFRJ
Vivo Lab
Fundo de Cultura/Secretaria de Fazenda e Secretaria de Cultura/Governo do Estado da Bahia
Produção: Burburinho Cultural

_______________________________________________________________

Programação

Painel-debate: “A arte em rede e a inovação”

Local: cinemateca

14h30 – Boas-vindas aos participantes: Ministério da Cultura (MinC) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

14h40 – A Política de Cultura Digital do Ministério da Cultura”.
Com Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do MinC

15h15 – Painel das ações MinC/RNP

Arte, tecnologia e ciência no Plano Nacional de Cultura (PNC)”
Com Américo Córdula – Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais (SPC/MinC).

A Funarte e os laboratórios de cultura, arte e tecnologia”
Com Ana Cláudia Souza, Diretora do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes (Cepin/Funarte)

A Cinemateca Brasileira e a rede de cinemas digitais”
Com Carlos Magalhães, Diretor da Cinemateca Brasileira, e Ana Paula Santana, Secretária do Audiovisual (SAV/MinC)

17h30 – Mesa As possibilidades da arte em rede e seu papel na inovação
Participantes: Guido Lemos (UFPB), Luiz Bevilacqua (Espaço Alexandria/UFRJ), Jarbas Jácome (UFRB), Patricia Canetti (Canal Contemporâneo), Cristina de Melo Valente (FINEP)

20h30 – ‘Frágil’ – espetáculo de arte telemática
Local: Pilotis
Com o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (EBA/Ppgav/UFRJ) e o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética (coordenado por Ivani Santana)
Integrantes do Laboratorium Mapa D2 (BA)

Entrada franca. Única apresentação

Blog do evento: http://culturadigital.br/arteemrede/

Acesse aqui o Twitter e o Facebook

Festival Internacional CulturaDigital.Br
Dias 2, 3 e 4 de dezembro- Rio de Janeiro (RJ)
Museu de Arte Moderna (MAM) – Aterro do Flamengo
Espaço Odeon – Cinelândia
Mais informações: www.culturadigital.org.br