O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Antonio Grassi, lançou, no dia 1º de fevereiro, em Salvador (BA), o programa “Microprojetos Rio São Francisco”. O evento teve início às 19h, no Salão Nobre do Palácio da Aclamação, e contou com a presença do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil; do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, representando o governador do Estado, Jaques Wagner e do prefeito de Canarana, Ezenivaldo Alves Dourado representando 18 prefeitos da região da Bacia do Rio São Francisco.
Durante o evento, José Maurício Dias, da Assessoria Especial da Presidência da Funarte e coordenador executivo do “Microprojetos”, apresentou as diretrizes do projeto. Com investimentos de R$ 15,7 milhões, o programa tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, projetos e expressões artísticas e culturais nos 504 municípios que compõem a Bacia do Rio São Francisco, nos estados da Bahia, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal. Em território baiano, são 115 os municípios que poderão ser contemplados.
O lançamento nacional do edital ocorreu em novembro passado e as inscrições serão prorrogadas até março deste ano. Ao todo, serão selecionados 1.050 projetos com prêmios no valor de R$ 15 mil cada. Podem concorrer pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvam projetos de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda. As inscrições podem ser feitas através do site da Funarte www.funarte.gov.br
Para o presidente da Instituição, Antonio Grassi, programas como o Microprojetos contribuem para descentralizar a política de fomento. “É muito importante assegurar que pequenos produtores culturais também tenham acesso a esse tipo de incentivo. Ao dar apoio a projetos de baixo orçamento, o programa contribui para a fixação da mão de obra local e para a sustentabilidade econômica das populações da região” – afirmou. A solenidade terminou com uma apresentação do músico baiano, Targino Gondin.