Antonio Grassi, presidente da Funarte e comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, e Miguel Horta, presidente da Fundação Luso-Brasileira e comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, se reúnem a partir de hoje, dia 12/3, em Minas Gerais e Brasília, para discutir a programação das festividades que serão realizadas nos dois países, em 2012 e 2013. No Rio de Janeiro, os encontros estão agendados para os próximos dias 15 e 16 de março.
O Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal têm o objetivo comum de promover encontros que mostrem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre Brasil e Portugal. A programação terá início em 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e termina em 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal.
Antonio Grassi foi nomeado comissário-geral pela presidente, Dilma Rousseff, para conceber, preparar, organizar e operacionalizar o evento no Brasil. Miguel Horta também visitará, entre outras instituições ligadas ao governo federal brasileiro, o Museu Nacional de Belas Artes e a Fundação Biblioteca Nacional, ambas localizadas no Rio de Janeiro.