Com a união de dança e música ao vivo, circo e teatro, o “cabaré” De Paetês retorna aos palcos, em Brasília, de 29 de março a 8 de abril, no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília. O espetáculo propõe ao espectador que faça o papel de cliente de um cabaré, e “voyeur” do bordel, que funciona nele. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011.
Na verdade, a modalidade “cabaré” é um dos tipos de espetáculo circense, na qual é recriado o ambiente das antigas casas de shows, de origem européia, que também funcionavam como prostíbulos. Mas, em “De paetês”, a Trupe de Argonautas vai além da sátira comum, e busca reproduzir a decoração e o clima dos velhos bordéis. Por isso, a platéia assiste ao espetáculo em torno de mesas, decoradas com toalhas vermelhas e abajures, exatamente como num cabaré antigo. A montagem leva o público a participar dos bastidores deste pequeno mundo, feito de arte e glamur (plumas e paetês – por isso o título), mas também cheio de intrigas e desejo. Os atores, instigam o público a se sentir parte do espetáculo, com cenas fora do palco. Também são servidas bebidas, o que faz o espectador se sentir-se ainda mais envolvido pela ambientação.
Por trás da ilusão da beleza do local, dançarinas, garçons, prostitutas e outras personagens insólitas da noite dividem seus momentos, encontros e desencontros. A realidade dos personagens, seus conflitos e relações são apresentados entre as cenas de show do próprio cabaré, todas amplificadas por elementos do circo, tais como pirâmides humanas, trapézio, lira, tecido, e outras técnicas, apresentadas com equipamentos circenses e números criados especialmente para o espetáculo.
Em cena, uma disputa pelo amor de um garçom se transforma em um sensual tango; um sonho romântico é interpretado pelo enlace dos corpos no trapézio; os vários números se sucedem, onde as técnicas do circo são reelaboradas, para contar as histórias dos personagens. Em um espetáculo dentro do espetáculo, as fronteiras de um show fictício, dentro peça, e da própria montagem se confundem.
Existe, ainda, uma ambientação, do lado de fora do Teatro com exposição de produtos eróticos, roupas íntimas, maquiagens e figurinos típicos.
“De Paetês”
Realização: ASCETUR e Trupe de Argonautas
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo – 2011
Direção: Súlian Princivalli
De 29 de março a 8 de abril, De quinta-feira a domingo
Horários: de quinta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Teatro Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Endereço: Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro) – Brasília (DF)
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10
Classificação Indicativa: 18 anos
Mais informações
Funarte Brasília – Telefone: (61) 3322-2076
Ficha Técnica
Elenco: Ana Sofia Lamas, Cyntia Carla, Diogo Mafra, Emanuel Santana, Lívia Bennet, Pedro Martins, Raphael Balduzzi e Súlian Princivalli, Direção Coreográfica: Lívia Bennet. Músicos: Diogo Cerrado, Diogo Vanelli, Karen Sakayo, Lucas Muniz, Mateus Ferrari e Sara Mariano. Cenografia: Cyntia Carla, Pedro Martins e Súlian Princivalli. Figurino e Maquiagem: Cyntia Carla. Assistente de Figurino: Raphael Balduzzi. Técnico Circense: Ana Sofia Lamas. Iluminação: Marcelo Augusto. Operação de Luz: Adriano Roza. Execução de Figurino: Antônio Braga
Apoio: Ministério da Cultura (MinC)