“Projeto Piatã” promove oficinas, debates e exposição de artes na Bahia

Contemplado no programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 8ªedição, o “Projeto Piatã” apresenta uma série de eventos ligados às artes plásticas. Segundo os idealizadores, a proposta é levar ao público diferentes abordagens artísticas, através de oficinas de gravura, debates com artistas e uma exposição de arte contemporânea. As atividades terão início no dia 16 de abril, na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, na Bahia.

A artista plástica Yara Dewachter realizará uma oficina, estimulando a produção de desenhos, pinturas e colagens. Os participantes terão como referência trabalhos de diversos artistas contemporâneos brasileiros. Giba Gomes, apresentará a arte das gravuras, propondo ao público criar imagens através de materiais simples como madeira, couro, papelão, dentre outros. Os artistas Evandro Prado, Fabiano Soares, Giba Gomes, Renato Pera e Yara Dewachter, idealizadores do projeto, participam também de um debate no dia 16 de abril, às 19h.

O objetivo principal do grupo é criar um diálogo com a cidade de Piatã. A partir da interação e da vivência direta no local, os artistas pretendem enriquecer suas propostas, concluir suas obras e mostrá-las ao público. O resultado deste trabalho será apresentado na Exposição de Arte Contemporânea, que será aberta no dia 22 de abril, às 18h, no município baiano.

Os artistas e suas criações para a exposição, em Piatã

Evandro Prado pretende discutir aspectos da religiosidade a da sociedade de consumo, que explora o tema em sua criação poética. Manipulando imagens religiosas, o artista cria uma instalação para “Nossa Senhora Desatadora dos Desejos” e ainda traz para sua obra milhares de fitinhas do “Senhor do Bonfim”. Fabiano Soares apresenta a obra “Carrinho de Rolimã”, para que as pessoas possam se identificar e relembrar sua infância. Referências da cultura local serão vistas em uma colagem e em intervenções realizadas pelo artista.

As imagens da cidade e de seus personagens serão retratadas através das gravuras de Giba Gomes, expostas em placas de madeira, couro reciclado, retalhos de acetato e papelão e impressas em papéis trazidos de São Paulo e também, encontrados em Piatã.  Já Renato Pera traz o universo científico para o seu projeto. Inspirado por um tipo especial de espelho, o primary mirror, que capta imagens astronômicas por telescópios, o artista vai descrever um percurso pelo espaço cósmico, refletindo uma fonte de luz de brilho intenso.

“Cápsulas da Vida”, da artista plástica Yara Dewachter, traz uma série de fotografias cobertas por uma moldura de acrílico translúcido, que cria um ponto de luz colorida na parede. As fotografias retratam cenas cotidianas, paisagens e pessoas. Trata-se de uma série de trabalhos vindos de São Paulo e que serão mesclados com imagens capturadas em Piatã, para que os visitantes também se reconheçam na exposição.

A experiência de trabalho do grupo no município baiano será transformada em uma publicação e distribuída em Piatã, São Paulo e outras cidades brasileiras.

Serviço:

“Projeto Piatã”

Contemplado no programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais (8ª edição)

Local: Av. Castro Alves, 10 – Piatã – Bahia

Oficinas de gravura e criação artística: De 16 a 20 de abril

Encontro com artistas: Dia 16 de abril, às 19h

Exposição de Arte Contemporânea: Abertura: 22 de abril, das 18h às 22h / Visitação: De 23 de abril a 9 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 17h