O cantor e compositor Jards Macalé iniciou com Favela, no dia 2 de abril, o primeiro dos nove espetáculos, que acontecem no Teatro Dulcina, como parte da programação do V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras. O público, que lotou o espaço, cantou com o músico o refrão da obra de Pandeirinho e Jorge Pessanha. Com o violão, durante uma hora, Macalé apresentou um repertório variado, que incluiu, além de composições próprias, outras de compositores como Noel Rosa, Pixinguinha e Luiz Melodia. A platéia vibrou quando o artista cantou seus clássicos Mambo da Cantareira e Soluços.
Depois, foi a vez do grupo de percussão Baticun, com os percussionistas Beto Cazes, Carlos Negreiros, Jovi Joviniano e Marcos Suzano. O cantor Rogê encerrou a primeira noite do Festival, com um som que é a cara do Brasil, misturando bossa nova a samba de exaltação e a outras levadas do gênero.
As apresentações no Teatro Dulcina incluem jongo, caxambu e samba, sempre às 19h com entrada franca. Na terça, 3, a programação traz Caxambu do Salgueiro, o compositor, flautista, e cantor PC Castilho, o compositor e cantor Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador. Na quarta, dia 4, se apresentam o grupo de dança Ilê Ofé, a cantora Paula Santoro e Trio e o sambista Jorge Aragão, encerrando os shows de música e dança.
O V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras prossegue até 20 de abril com oficinas culturais, que acontecem no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, de 12 a 14 de abril; e o V Seminário “Inserção e Realidade”, nos dias 18, 19 e 20 de abril, na Academia Brasileira de Letras.
O evento, que tem o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura, pretende contribuir para a promoção das manifestações culturais de raiz afro-brasileira, dando continuidade aos debates sobre a integração racial no Brasil da atualidade.
V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras
Programação
Dia 03/04
– 19h – Caxambu do Salgueiro
– 20h – PC Castilho
– 21h – Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador
Dia 04/04
– 19h – Ilê Ofé
– 20h – Paula Santoro e Trio
– 21h – Jorge Aragão
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro
(Metrô – Estação Cinelândia)
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240-4879
Confira a programação do V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras aqui