Bonecos invadem Teatro Funarte Duse (RJ)

“Teatro de animação: os bonecos pedem passagem”, projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Duse, na Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, inicia sua programação, no dia 14 de abril, sábado.

Espetáculo "Concerto para o sol", com a Cia Tranca de Folia. Em abril, aos domingos
Espetáculo "Concerto para o sol", com a Cia Tranca de Folia. Em abril, aos domingos

No projeto, o Grupo Bonecos em Ação oferece programação variada, até agosto, de quarta-feira a domingo. Com entrada franca, as atividades artísticas, culturais, educativas e sociais são voltadas para o desenvolvimento do teatro de animação. A programação inclui oficinas de teatro de marionetes e técnicas afins, em abril e maio – as vagas são limitadas (veja a programação abaixo). No domingo, 15, é a vez do “Boneco em cena”: a Cia. Trança de Folia apresenta o espetáculo “Um Concerto para o Sol” – ele volta ao palco nos dias 21 e 22 – .

“Queremos dar sequência à iniciativa da Funarte de estabelecer, no Teatro Duse, um espaço significativo para o desenvolvimento da linguagem do teatro de animação e para a realização de espetáculos”, diz Susanita Freire, diretora do projeto. Ela explica que o grupo pretende promover a formação de plateia, no centro artístico-cultural de Santa Teresa, bem como, estimular a linguagem do teatro de bonecos. Seu compromisso é divulgar as múltiplas especificidades dessa arte, que vai do fantoche simples à animação de objetos, passando por vários tipos de marionetes. “É a consolidação de um espaço de diversão, troca, experimentação e estudo, capaz de abrigar as várias possibilidades dos bonecos. Nossa ideia é formar, no Teatro Duse, um público de todas as idades. Desejamos que o local seja um núcleo, que possa atender aos profissionais de Teatro de Bonecos, aos que lidam com linguagens relacionadas, e aos de teatro, em geral”, explica Susanita.

Projeto tem programação diversificada – Às quartas-feiras, o “Escola Animada” faz pequenas apresentações com bonecos, contação de histórias, oficinas para alunos de escolas e capacitação para professores. Às quintas o “CinecluBoneco”, exibe filmes ligados ao Teatro de Bonecos – inclusive documentários sobre os grandes festivais e sobre a relação dos bonecos com outras artes. As sextas-feiras são dedicadas a palestras e oficinas para profissionais da área, artistas em geral e estudantes de áreas afins (inclusive educação). Aos sábados e domingos, O “Boneco em Cena” apresenta vários espetáculos, de grupos de diversas cidades do RJ e de outros estados, da República Tcheca e do Uruguai, além de uma minimostra de Teatro Lambe-Lambe, com a presença de artistas chilenos.

O cronograma do projeto é dividido em etapas, uma a cada mês. A primeira, em abril, reúne espetáculos com destaque no Rio de Janeiro, que contêm música, dança e cantorias. O Bloco Céu na Terra, integrante do cortejo de inauguração, ganhou o Prêmio O Globo de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”, em 2012.

“Teatro de animação: os bonecos pedem passagem”

Abril a agosto de 2012, de quarta-feira a domingo – Rio de Janeiro (RJ)
Contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Duse / 2012

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa
Telefone: (21) 3233-1306

Agenda de abertura do projeto – abril

14 – sábado – Estreia do evento, com cortejo do Bloco Céu na Terra e seus bonecos gigantes. Concentração: 10 h, no Largo do Guimarães. Saída: 11h. Chegada na Casa de Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse.

15 a 22 – domingos, às 11h – “O Boneco em Cena”– Espetáculo “Um Concerto para o Sol” – Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia

Quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, levam o público a uma época mítica, na qual os bichos falavam. São histórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade. Elas transmitem valores humanos, entremeadas por músicas e intervenções. O roteiro musical é interpretado ao vivo, pelos brincantes/músicos, que animam as estórias com sombras, adereços e brinquedos.
Direção e texto: Walkyria Alves
Entrada franca. Lotação do teatro: 100 lugares

Projeto “Teatro de animação: os Bonecos pedem passagem”
Realização: Bonecos em Ação Associados
Direção artística e administração: Susanita Freire
Gerência de produção e coordenação de oficinas/workshops: Ana Deveza
Produção executiva e coordenação de projeto escola: Anita Terrana

Acesse aqui a programação do mês de abril, que inclui as oficinas

Acesse o blog: http://osbonecospedempassagem.blogspot.com.br/