Oficinas de arte em Palmas (TO)

A Funarte e o Instituto Centro Brasileiro de Cultura promovem, de 24 a 26 de abril e nos dias 24 e 25 de maio, oficinas e mesas redondas sobre arte contemporânea, em Palmas, no Tocantins. Ministradas por nove artistas plásticos e curadores de arte, de reconhecida trajetória e residentes em Goiânia (GO), as oficinas visam à divulgação da arte contemporânea, por meio da produção e realidade cultural dos dois estados – Goiás e Tocantins.

O projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, é destinado a professores de arte da rede pública, artistas locais, alunos, e público em geral. A coordenação é de Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho e as aulas são gratuitas, limitadas a 15 participantes em cada oficina.

Os artistas plásticos envolvidos no projeto têm carreira consolidada e a maioria se encontra em plena atividade artística, e suas experiências contribuirão para que os participantes tenham contato com as trajetórias profissionais e as dinâmicas do fazer artístico, como saber sobre a participação em salões de arte e a relação com o mercado nas diversas capitais do Brasil.

Os custos de transporte e de estrutura para manutenção dos artistas ministrantes, em Palmas, além dos materiais de aula serão custeados pelo projeto.

Oficinas de arte contemporânea

De 24 a 26 de abril

24/04 – terça
Tarde: Oficinas de Edney Antunes e Aguinaldo Coelho
Noite: Mesa redonda

25/04 – quarta
Das 14h às 18h – Oficinas de Edney Antunes, Aguinaldo Coelho e Fernando Costa Filho

Mesa redonda: ” Artistas, salões e sistema da arte contenmporânea”

26/04 quinta
Das 8h às 12h – Oficinas de Aguinaldo Coelho, Edney Antunes e Luiz Mauro

Oficina de Aguinaldo Coelho: “Abstração: Arte pela Arte”
Através de exercícios práticos coletivos e individuais de pintura e desenho, e mostra de imagens de trabalhos de artistas reconhecidos, experimentar e refletir sobre as possibilidades expressivas do repertório gráfico e pictórico.

Necessidades: Sala com mesas, paredes, onde se possa afixar papel craft para pintar, jornais (para proteger as paredes),  pia (próxima) e data-show (em sala próxima ou na mesma sala).

Oficina de Luiz Mauro:  “Experiências reflexivas sobre o corpo”
A oficina será iniciada pela parte teórica, quando o artista abordará algumas questões da arte contemporânea. Por meio da projeção de vídeo, livros e catálogos, serão mostradas obras de artistas brasileiros e internacionais, enfocando, principalmente, a produção relacionada ao corpo humano, questão recorrente na produção contemporânea. Serão utilizadas referências práticas e reflexivas de experimentação de diferentes possibilidades da imagem do corpo, no universo da arte contemporânea.
A parte prática terá como abordagem principal a imagem da estrutura do corpo. A aula será desenvolvida a partir de exercício, em que cada aluno terá o contorno de sua imagem desenhado pelo artista sobre folha de papel com a mesma escala do seu corpo. A imagem será projetada por meio de retroprojetor ou contornada com o aluno deitado sobre a folha de papel. Depois de desenhado, o participante realizará a pintura com tinta PVA e guache. Este exercício permitirá ao aluno explorar possibilidades inusitadas a partir de seu próprio corpo. O objetivo é ampliar seu interesse em compreender a linha e a estrutura da imagem do corpo, desenvolvendo e aguçando a percepção visual e técnica da pintura.

Oficina de Edney Antunes: “Grafite Animado”
Aulas práticas de stêncil e comentários, com projeção de imagens das obras dos artistas mais significativos do grafite do Brasil e exterior. Trajetória do grafite, desde a década de 1980, que tem nomes internacionais como Keith Hering, Jean Michel Basquiat e Kenny Scharf, e os brasileiros Alex Vallauri, Ozéas Duarte e grupo Tupínãodá, como precursores desta arte.
Necessidades: Sala com mesas, pia (próxima) e data-show.

Dias 24 e 25 de maio

24/05 – quinta
Tarde (14h – 18h): 3 oficinas
Noite: Mesa redonda com os ministrantes

25/05 – sexta
Manhã (8h – 12h): 3 oficinas

Oficina de Armando Coelho: “Workshop Arte Cidade”
A relação entre a produção artística e a urbanidade dentro de uma percepção contemporânea da arte. A cidade como elemento definidor no processo de concepção de trabalhos artísticos. Obras de intervenções urbanas e grafites comentadas e debatidas, levantando questões sobre as mídias contemporâneas, os espaços de exposição, a relação do indivíduo com seu meio e a arte como elemento questionador da sociedade. Confecção e aplicação de máscaras de stencil, uma das técnicas utilizadas no grafite.

Oficina de Gilmar Camilo: “Experimentação de Arte Contemporânea”
Através de exercícios práticos com lápis, tintas e colagens, e mostra de imagens de trabalhos de reconhecidos artistas contemporâneos, proporcionar experiências e reflexões sobre as linguagens contemporâneas da arte.

Oficina de Luiz Mauro:
Através de exercícios práticos com lápis, tintas e colagens, e mostra de imagens de trabalhos de reconhecidos artistas contemporâneos, proporcionar experiências e reflexões sobre as linguagens contemporâneas da arte.

Público-alvo: artistas locais, professores da rede pública, alunos e interessados
Vagas: 15 participantes por oficina

Local das oficinas:
Espaço Cultural AV 302 Sul s/nº – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Plano Diretor Sul – Palmas (TO)

Local das mesas redondas:
Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes
Explanada das Secretarias – Praça dos Girassóis, s/número – Centro – Palmas (TO)

Mais informações
casabrasil@casabrasil.org.br

Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais