Vivadança – Festival Internacional

Espetaculo "No thing05", com a Cia. Linga. Foto: Cia. Linga

Veja a agenda do dia 4 de maio em
Bailarinos de cinco países se apresentam na Funarte Brasília

———————————————————————————————

Voltadas para a fruição, criação, difusão e reflexão da dança, e pautadas em três estados brasileiros, agendas têm foco na “diversidade em movimento”

—————————————————————————————-

Artistas, professores, produtores e pesquisadores e profissionais ligados à dança, de 18 países, estão reunidos em Brasília e em Belo Horizonte (MG), para o sexto Vivadança Festival Internacional. A programação inclui espetáculos, oficinas, debates, exibição de vídeos e exposições que, de 2 a 6 de maio, estão em cartaz no Complexo Cultural Funarte Brasília – Teatro Plínio Marcos. A Funarte e o MinC também apoiam o evento através de financiamento a oficinas. Pela primeira vez, parte das atividades festival é levada à Capital Federal e a Minas Gerais.

Os objetivos da iniciativa são: reunir as pessoas interessadas em dança e promover contatos; permitir a troca de experiências; estimular a diversidade cultural; democratizar o acesso aos espaços artísticos e promover uma ampla celebração da dança. Entre as diversas ações do festival está a Mostra Casa Aberta, que abre espaço para amadores e profissionais de vários estilos. Já a Mostra Hip Hop em Movimento congrega DJs, grafiteiros, rappers e dançarinos de break. Pela terceira vez, é oferecido o terceiro Prêmio Vivadança, que incentiva a criação de um espetáculo inédito, para ser apresentado na Bahia. A ideia principal do evento é estimular a fruição, criação, difusão e reflexão da dança, sem limites nem preconceitos. A proposta é abrir campo para diálogos e trocas de experiências entre artista e público, amadores e profissionais, artistas de estilos clássico e popular, de centro e periferia. “É a diversidade em movimento”, define Cristina Castro, diretora artística do projeto.

O Vivadança surgiu em 2007, no Teatro Vila Velha, batizado inicialmente de “Mês da Dança no Vila”, para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril). O evento consolidou-se na agenda cultural baiana. “Seis anos após a criação do festival, é possível perceber o quanto o ele cresceu, amadureceu e se reinventou, tendo como norte apenas uma certeza: é preciso estarmos sempre abertos à novidade e atentos às expectativas de cada novo cenário”, reflete Cristina. “Na abertura deste ano, tivemos casa lotada, com um público muito interessado e atento. Pela primeira vez em Salvador, se apresentou a Cia. Mimulus (MG) que une dança de salão a dança contemporânea, de forma bem profissional . Tivemos ainda a inauguração de duas exposições, no Teatro Vila Velha. Após o espetáculo, houve uma grande festa. Estamos muito felizes com essa energia boa que circula no festival”, avalia a diretora.

De 1º a 29 de abril de 2012, o Vivadança passou por Salvador, onde ocupou quatro espaços culturais.

Vivadança Festival Internacional – Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal
Salvador, Belo Horizonte e Brasília

Brasília – 2 a 6 de maio de 2012

Salvador – De 1º a 29 de abril de 2012

Patrocínio através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal e do Fazcultura – Secretarias da Fazenda e da Cultura do Estado da Bahia – Governo da Bahia. Patrocinadores: Oi,; Chesf e BNDES, CAIXA / Governo Federal; apoio cultural da
Apoio cultural: Fundação Nacional de Artes – Funarte, Oi Futuro e Fundação Cultural do Estado da Bahia
Realização: Baobá produções

Acesse abaixo as programações de 2 a 6 de maio

Brasília (DF)

Belo Horizonte (MG)

Acesse aqui a programação completa

Mais informações
www.festivalvivadanca.com.br
Baobá Produções
Tel.: (71) 3022-1159