Bonecos saem com a população em cortejo musical, no Rio de Janeiro

Cerca de 500 pessoas acompanharam o cortejo que abriu o projeto “Teatro de animação: os bonecos pedem passagem”, na manhã de sábado, 14 de abril, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. O Bloco Céu na Terra conduziu a caravana musical das marionetes, que terminou no Teatro Funarte Duse – Casa de Paschoal Carlos Magno. Contemplado no edital de ocupação do espaço o projeto do grupo carioca Bonecos em Ação inclui espetáculos e oficinas que ensinam a arte das marionetes e diversas técnicas, ligadas à atividade. A programação vai de abril a agosto de 2012.

A população se reuniu no centro histórico e artístico do bairro, ao som da sanfona do Bloco Céu na Terra, animada por seu repertório de músicas e danças populares, bonecões e estandartes. Às 11h, o público seguiu, pelas ladeiras de Santa Teresa, até o Teatro Duse – consagrado pela Funarte ao teatro de marionetes. No domingo, dia 15, foi aberto o “Boneco em cena”, com o espetáculo “Um Concerto para o Sol” – da Cia. Trança de Folia (que volta ao palco, nos dias 21 e 22).

O projeto “Teatro de animação: os bonecos pedem passagem” tem atividades de quarta-feira a domingo. Com entrada franca, a programação artística, cultural, educativa e social é voltada para o desenvolvimento do teatro de animação. A programação inclui oficinas de teatro de marionetes e técnicas afins, em abril e maio – as vagas são limitadas (veja a programação abaixo). A agenda do projeto é diversificada: às quartas-feiras, o “Escola Animada” faz pequenas apresentações com bonecos, contação de histórias, oficinas para alunos de escolas e capacitação para professores. Às quintas, o “CinecluBoneco”, exibe filmes ligados ao Teatro de Bonecos – inclusive documentários sobre os grandes festivais e sobre a relação dos bonecos com outras artes. As sextas-feiras são dedicadas a palestras e oficinas para profissionais, artistas em geral e estudantes de áreas afins (inclusive educação). Aos sábados e domingos, O “Boneco em Cena” apresenta vários espetáculos, de grupos de diversas cidades do RJ e de outros estados, da República Tcheca e do Uruguai, além de uma minimostra de Teatro Lambe-Lambe, com a presença de artistas chilenos.

O cronograma do projeto é dividido em etapas, uma a cada mês. A primeira, em abril, reúne espetáculos com destaque no Rio de Janeiro, que contêm música, dança e cantorias. O mês de maio é dedicado aos bonecos de pano, com apresentações de diversos grupos, de diferentes locais, sendo um deles do Uruguai. Nesta etapa, começa a criação de um grande “tapete coletivo” que, ao final da programação poderá ser colocado nas ruas de Santa Teresa. Também está programada a inauguração de uma exposição de bonecos. Já o mês de junho é dedicado ao teatro popular de mamulengo, com grupos de outras cidades e regiões do Brasil. Para julho, estão programados espetáculos com técnicas mais complexas de animação, como sombras, e o próprio corpo dos atores, e atividades adicionais para as férias escolares. No último mês, agosto, Mês do Folclore, toda a programação gira em torno da data comemorativa. “Se fizermos um levantamento na cultura popular brasileira, vamos constatar a presença do boneco enquanto brinquedo e do próprio Teatro de Bonecos, em muitas manifestações”, diz Susanita Freire, diretora do projeto. Ela acrescenta que, ainda em agosto, está programada uma mostra de Teatro Lambe-Lambe, em parceria com o Centro de Referência e Documentação de Teatro de Bonecos de Santa Teresa.

“Queremos dar sequência à iniciativa da Funarte de estabelecer, no Teatro Duse, um espaço significativo para o desenvolvimento da linguagem do teatro de animação e para a realização de espetáculos”, diz Susanita Freire, diretora do projeto. Ela explica que o grupo pretende promover a formação de plateia, no centro artístico-cultural de Santa Teresa, bem como, estimular a linguagem do teatro de bonecos. Seu compromisso é divulgar as múltiplas especificidades dessa arte, que vai do fantoche simples à animação de objetos, passando por vários tipos de marionetes.

Agenda de abertura do projeto – abril

15 a 22 – domingos, às 11h
“O Boneco em Cena”– Espetáculo “Um Concerto para o Sol” – Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia

Quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, levam o público a uma época mítica, na qual os bichos falavam. São histórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade. Elas transmitem valores humanos, entremeadas por músicas e intervenções. O roteiro musical é interpretado ao vivo, pelos brincantes/músicos, que animam as estórias com sombras, adereços e brinquedos.

Direção e texto: Walkyria Alves
Entrada franca. Lotação do teatro: 100 lugares

Projeto “Teatro de animação: os Bonecos pedem passagem”
Realização: Bonecos em Ação Associados
Direção artística e administração: Susanita Freire
Gerência de produção e coordenação de oficinas/workshops: Ana Deveza
Produção executiva e coordenação do projeto escola: Anita Terrana

Acesse aqui a programação do mês de abril, que inclui as oficinas

Acesse o blog: http://osbonecospedempassagem.blogspot.com.br/