“Dança pra Cacilda” prossegue no Rio

Espetáculo "Que as saidas sejam múltiplas"

Até setembro, o Teatro Cacilda Becker mantém intensa programação de dança com espetáculos a preços populares e atividades com entrada franca, de quarta a domingo. O projeto Dança pra Cacilda – contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2012 da Fundação Nacional de Artes – oferece oficinas, debates, sessões de filmes e apresentações de artistas e companhias de dança, vindas de todo o país e da América Latina. A direção é de Nayse López e Eduardo Bonito, também diretores do Festival Panorama.

Agora, em maio, é a vez da bailarina e coreógrafa Alice Ripoll, do Rio de Janeiro, que abre a agenda com uma oficina gratuita, no dia 16, voltada para bailarinos e atores com experiência em expressão corporal. Para participar, os interessados devem enviar um breve currículo para Ana Bastos (formacao.cacilda@panoramafestival.com).

Depois, de 18 a 20 e de 25 a 27 de maio, de sexta a domingo, seguem as apresentações de dois espetáculos: Que as saídas sejam múltiplas e Cornaca, dentro da mesma sessão, com a coreógrafa e a Cia R.E.C. – Reação em Cadeia, formada por moradores da comunidade Chácara do Céu.

O Dança pra Cacilda também abre espaço para encontros e conversas sobre os mais variados assuntos, toda quarta-feira, a partir das 20h. No Conversas Públicas, quatro formatos regulares se alternam: Sofá da Cacilda, Políticas do Corpo, Cine Teatro e Corpo.Doc, sempre com entrada franca. No dia 16 de maio, no primeiro encontro Corpo.Doc, a coreógrafa Dani Lima convida a professora Silvia Soter para discutir Gesto e corpo. No dia 23, Alice Ripoll, o arquiteto Pedro Rivera e o artista e fundador do coletivo Brecha, Patrick Sampaio, falam sobre o trânsito cultural nas cidades.

O projeto conta, ainda, com a videoteca do festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro. A videoteca está instalada no foyer do Cacilda Becker, das 14h às 20h, à disposição de estudantes, pesquisadores, profesores, coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte, além de outros interessados.

Sobre a artista convidada:
Alice Ripoll é formada e pós-graduada em dança contemporânea pela Faculdade Angel Vianna. De 2003 a 2006, atuou como bailarina, diretora e coreógrafa em A Dobra Companhia de Dança. Atualmente é assistente de direção da coreógrafa Dani Lima e integrante do projeto CoLABoratório, do Panorama de Dança.

Dança pra Cacilda

Projeto contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker / 2012

Programação  – Maio

Dias 16, 17, 23 e 24/05
Quartas e quintas, das 10h às 12h

Oficina com Alice Ripoll
A proposta da oficina é desenvolver uma percepção refinada sobre as formas, texturas, superfícies de apoio, peso e discursos de outras pessoas.
Público alvo: bailarinos ou atores com experiência corporal
15 vagas
Inscrições: enviar breve currículo para formacao.cacilda@panoramafestival.com


CONVERSAS PÚBLICAS
Quartas, às 20h
Entrada franca

Dia 16/05
. Corpo.Doc
C
om a coreógrafa Dani Lima e a professora Silvia Soter.
Dani Lima apresenta parte de seus dois anos de pesquisa no projeto “100 gestos que marcaram o século XX”. No encontro com Silvia Soter, as participantes vão apresentar os textos Le geste manquant e Gesto e percepção, de Hubert Godard e exibir trechos de espetáculos.

Dia 23/05
.
Sofá da Cacilda
Com Alice Ripoll, o arquiteto Pedro Rivera e o artista e fundador do coletivo Brecha, Patrick Sampaio. Grupos de estudo, coletivos e outros convidados falam sobre urbanismo, políticas culturais, história e outros assuntos da vida da cidade.

ESPETÁCULOS: Que as saídas sejam múltiplas + Cornaca

Sextas-feiras, dias 18 e 25/05, às 15h e às 20h
Sábados, dias 19 e 26/05, às 20h
Domingo, dias 20 e 27/05, às 19h

Que as saídas sejam múltiplas
A apresentação investiga a relação de proximidade entre dois corpos, usando elementos, que delimitam um espaço específico, como uma cadeira, um colchão, fendas nas roupas, além dos próprios encaixes corporais.
Criação e interpretação: Alice Ripoll e Fernando Klipel
Olhar externo: Juliana Medella
Colaboração: Alex Cassal
Arte gráfica: Tiago Rivaldo

Cornaca
Seis rapazes em situações e coreografias que sugerem maneiras de se relacionarem. A pesquisa de movimento aborda diferentes possibilidades de contato corporal – amizade, competição, luta, exclusão, cuidado – e de deslocamentos decorrentes desses contatos, criando encaixes cada vez mais elaborados.
Direção: Alice Ripoll e Juliana Medella
Interpretação e criação: Alan Ferreira, Alex Tavares, Erick Nery, Leandro Lima, Leandro Coala e Luiz LA
Trilha original: Isadora Medella
Figurino: Paula Ströher

Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Duração: 70min
Classificação etária: Livre
Capacidade do teatro: 150 lugares

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265 9933

Leia mais sobre o projeto aqui

Mais informações
http://cacilda.panoramafestival.com/