“encontro impresso (espaço 5)” em Belém do Pará

O projeto encontro impresso (espaço 5), contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, será realizado de 28 a 30 de maio, das 17h às 20h, na Escola de Teatro e Dança, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o intuito de abrir espaço para as mais diversas linguagens, o programa  inclui videoinstalação; audioarte; lançamentos e distribuições de publicações; atividades culinárias e apresentações artísticas, como intervenção e performances. A entrada é gratuita.

Carla Zaccagnini, Raquel Stolf, Paulo Vivacqua, Traplev e Orlando Maneschy são os artistas responsáveis pelo desenvolvimento das atividades artísticas durante os três dias do evento. A coordenação do projeto é assinada por Trapev, que promove estes encontros desde 2010, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos destaques do programa é a distribuição de publicações como Recibo, Caderno e.i-l, Revista Piseagrama, produzidas durante as outras edições do programa. Durante a permanência do grupo de artistas em Belém do Pará será produzido um número especial da publicação Recibo, com previsão de ser lançada e distribuída em agosto deste ano.

Na segunda-feira, 28 de maio, o coordenador do projeto encontro impresso(espaço 5), Traplev, vai abrir o evento apresentando a revista Recibo e seu trabalho de prática editorial e impressa no campo da produção experimental de artes visuais. Em seguida, a artista Carla Zaccagnini apresenta sua pesquisa de criação do livro Elements of Beauty, ainda em fase de desenvolvimento. A publicação faz  referência à declaração de Mary Richardson (sufragista britânica, assim conhecida por integrar o movimento em defesa da concessão do direito ao voto às mulheres), que atacou, a facadas, uma obra de Velázquez – A Vênus do Espelho – na National Gallery de Londres, em 1914. Segundo Zaccagnini, trata-se de uma reunião documental de ações de destruição de obras de arte entre os anos de 1913 e 1914. “A ideia é tentar uma aproximação visual a essas ações, como as obras eram escolhidas e o resultado dos chamados ‘ultrajes’ a partir da visualidade”, define a artista.

Terça-feira, 29 de maio, Raquel Stolf  apresenta a atividade Abafador de Ruídos, que estimula  uma caminhada por algum lugar da cidade, usando os “abafadores de ruídos” – equipamentos de proteção individual utilizados em aeroportos ou na operação de máquinas industriais, por exemplo – e também uma audição de publicações sonoras combinada com uma conversa sobre esse contexto.  Já o artista Orlando Maneschy pretende desenvolver sua pesquisa fazendo uma ponte entre a prática artística colaborativa e a individual. E terá como ponto de partida para as suas ações o próprio projeto encontro impresso (espaço 5).

O último dia do encontro, quarta-feira, 28, contará com a presença do artista Paulo Vivacqua apresentando sua pesquisa na área de audioarte e instalações sonoras. Ao final da exposição de seu trabalho, Vivacqua fará uma apresentação performática-sonora para o público.

Sobre a revista Recibo

Recibo é uma publicação experimental de artes visuais, lançada em 2002, em Florianópolis, e editada pelo artista Traplev. A revista se define como uma plataforma curatorial-gráfica, e tem como princípio agenciar projetos e ações relacionadas às práticas artísticas de análise crítica, circulação e dispersão de ideias. A publicação foi contemplada pelo Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura, em 2009, e tem como meta produzir seis novas edições que serão finalizadas no decorrer de 2012.

Serviço:

encontro impresso (espaço 5), do artista Traplev

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Dias 28, 29 e 30 de maio, das 17h às 20h

Programação:

28 de maio – Encontro com os artistas Traplev e Carla Zaccagnini. Lançamento de publicações

29 de maio – Atividade “abafador de ruídos”, da artista Raquel Stolf, e encontro com Orlando Maneschy

30 de maio: Apresentação do artista Paulo Vivacqua, com encerramento sonoro

Local: Escola de Teatro e Dança – Universidade Federal do Pará

Travessa D. Romualdo de Seixas, nº 820, Belém (PA)

Entrada gratuita

Saiba mais