O programa Novíssimos apresenta, de 30 de maio a 3 de junho, as coreografias dos bailarinos André Bern e Gabriela Alcofra, dentro do projeto de ocupação artística do Teatro Cacilda Becker, no Rio (RJ). Com sessões gratuitas, de sexta a domingo, o programa do Dança pra Cacilda oferece a oportunidade para que jovens criadores cariocas mostrem seus trabalhos. Estudantes universitários, coletivos e grupos em fase de profissionalização compõem o Novíssimos.
Um dos espetáculos é Passificadora, do bailarino André Bern. A performance remete ao surgimento e à implantação das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs, no Rio de Janeiro. A coreografia aborda questões relacionadas à ocupação e transformação do corpo enquanto território, mídia e discurso.
A bailarina Gabriela Alcofra encena Movimento.sem.face, que tem como base a contradição entre o que está revelado e o que está coberto. A imagem da utilização da burca pelas mulheres muçulmanas é utilizada como referência do choque de culturas e desejos.
No período do Novíssimos, o Teatro Cacilda Becker também oferece aulas abertas, ministradas por professores de universidades e por profissionais da dança, do Rio de Janeiro. A ideia é promover um intercâmbio entre o universo acadêmico, de formação de artistas, e o público em geral, estudantes e interessados na área para levar o ensino da dança além das universidades e escolas especializadas.
De 30 de maio a 3 de junho, os professores são da Faculdade Angel Vianna. As aulas de composição coreográfica serão realizadas das 10h às 12h. No dia 30, quarta-feira, será com a professora Ana Vitória Freire; e no dia 31, quinta-feira, com a coreógrafa, dançarina e professora Márcia Rubin. As aulas são gratuitas.
Também no dia 30 de maio, às 20h, o debate Políticas do Corpo tem como tema o ensino da dança. Participam Angel Vianna, Esther Weitzman (Faculdade Angel Vianna), Angela Ferreira (Centro Universitário da Cidade) e Marcos Vinicius Machado (UFRJ). A entrada é franca.
O Dança pra Cacilda conta com a direção de Nayse López e Eduardo Bonito, coordenadores do Festival Panorama.
Sobre os artistas residentes
André Bern é bacharel em Dança pela UFRJ e mestrando em Artes Visuais pela UERJ. Também edita e alimenta o blog ctrl+alt+dança (http://ctrlaltdanca.wordpress.com), sobre produção crítica e divulgação em artes do corpo, criado em parceria com a artista Monica da Costa.
Gabriela Alcofra é bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna e em Ciências Sociais pela UFRJ. Leciona aulas de Pilates, de jazz e já lecionou dança contemporânea e dança para crianças. Publicou o livro de poesias Partituras de um movimento impermanente e a crítica de dança O sensível e o político no intercâmbio das culturas, pelo portal idança.net, em 2010. É colaboradora do portal de notícias, pesquisa e reflexão crítica sobre dança ctrl+alt+dança (ctrlaltdanca.wordpress.com).
Ana Vitória Freire é bailarina e coreógrafa formada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e mestre em dança pela Universidade Gama Filho. Autora do livro Angel Vianna – Uma biografia da dança contemporânea, dirige a Cia. Ana Vitória Dança Contemporânea, desde 1986.
Márcia Rubin é especialista em Arte e Filosofia pela PUC Rio e concluiu seus estudos de dança na Escola Angel Vianna. Fundou sua companhia, a Márcia Rubin Companhia de Dança, em 1991.
PROGRAMAÇÃO
De 30 de maio a 3 de junho
ESPETÁCULOS (sessão dupla):
Sexta, 1º de junho às 15h e às 20h
Sábado, 2 de junho, às 20h
Domingo, 3 de junho, às 19h
. Passificadora
Concepção: André Bern
Duração: 20min
Classificação etária: 16 anos
Entrada franca
. Movimento.sem.face
Concepção: Gabriela Alcofra
Duração: 25min
Classificação etária: 16 anos
Entrada franca
AULAS ABERTAS
Composição coreográfica com professores da Faculdade Angel Vianna.
Quarta-feira, 30 de maio – Ana Vitória Freire
Quinta-feira, 31 de maio – Márcia Rubin
Das 10h às 12h30
Entrada franca
CONVERSAS PÚBLICAS – Políticas do Corpo
Tema: O ensino da dança
Com Angel Vianna, Esther Weitzman (Faculdade Angel Vianna), Angela Ferreira (Centro Universitário da Cidade) e Marcos Vinicius Machado (UFRJ).
Dia 30 de maio, às 20h
Entrada franca
Dança pra Cacilda
Teatro Funarte Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265 9933
Capacidade do teatro: 150 lugares
Mais informações
http://cacilda.panoramafestival.com