Grupo MakiMaki Theater (USA) de teatro de bonecos – sessão única

Personagem Pequeno Homem Milho. Gabriela Galup, em "Linhas". Maki Maki Theatre

Entrada franca
Retirada de senhas uma hora antes do espetáculo

O Grupo norte-americano de teatro de animação MakiMaki Theater oferece uma apresentação especial, no domingo, dia 3 de junho às 16 h, no Teatro Duse – Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O espetáculo é “Linhas”, realizado com a técnica de bonecos de tecido, manipulados diretamente com as mãos, sem fios ou varetas.

O espetáculo é feito de quatro histórias, construídas sobre quatro “linhas”, relacionadas simbolicamente a elementos da natureza: mar, vento, fogo e terra. A peça aborda o processo de migração – a história de muitas pessoas que, por algum motivo, deixam seus lares. Primeiro, uma sereia nos conduz para o fundo do mar e para a reflexão sobre o significado da perda (Linha Mar). Surge a Dama dos Ventos, cujo alvo é a busca de identidade (Linha Vento). O terceiro personagem, um artista (Linha Fogo), nos convida, por meio do humor, a acreditar e a criar. Finalmente, o Homem de Milho, o quarto personagem (Linha Terra) é o que sintetiza a realidade da migração. Ele é o epicentro da história e nos leva para espaços de vazio, perda e busca de identidade, onde se encontram nossos medos – mas também está o humor. Não há palavras no roteiro. A linguagem é totalmente não-verbal.

A interpretação e o roteiro são de Gabriela Galup. Artista de múltiplos meios de criação, ela também é diretora e artesã de bonecos do MakiMaki Theater. A bonequeira já mostrou seu talento em em alguns dos maiores festivais de arte para crianças no mundo, como o Festival Mundial de Marionetes (França), Festival Internacional de Puppets (Japão), Festival Internacional de Artes (Macau) e Festival Internacional de Artes (Suíça), entre outros. A diretora começou seu sucesso no Gaia Teatro (Peru), com o espetáculo “Os mundos de fingerman” – 2003 – juntamente com Ines Pasic e Hugo Suárez, com o qual participaram de numerosos festivais e teatros de vários países, em diversos continentes. Eles receberam, por essa produção, o prêmio canadense La Masque 2006, para a melhor peça estrangeira. Em constante procura de novos espaços artísticos, Gabriela migrou, para o Arizona (EUA), em 2009, onde criou o MakiMaki Theater. As histórias do grupo tem como principais temáticas a busca existencial individual e a transformação social.

A apresentação faz parte do programa “O Boneco em Cena”, integrante do projeto “Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem”, contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Duse / 2012. Também no domingo, dia 3, às 11h, está na programação o espetáculo “Conversa de Armazém”. da Companhia Rosa Carmo Queiroz, de Paraty (RJ). A programação prossegue até agosto. Leia mais sobre o projeto abaixo.

“Linhas” – espetáculo teatral de animação

Com o MakiMaki Theater (USA)

De Gabriela Galup

ÚNICA APRESENTAÇÃO – 3 de junho, Domingo, às 16 h

Direção: Tshilo Galup e Gabriela Galup
Desenho e construção dos Bonecos: Gabriela Galup
Em Cena: Gabriela Galup

Entrada franca – retirada de senhas uma hora antes do espetáculo
Sujeito a lotação – 100 lugares

Também domingo, 3 de junho, às 11h
Espetáculo “Conversa de Armazém” – com a Cia.
Rosa Carmo Queiroz (Paraty – RJ)
Leia mais aqui.

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa
Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: 3233-1306

Evento integrante do projeto “Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem”
Leia mais aqui

Ação contemplada pela Fundação Nacional de Artes no Edital de Ocupação do Teatro Duse 2012