A Ministra Ana de Hollanda, o Diretor do Centro de Música da Funarte, Bebeto Alves e vários outros representantes de entidades ligadas ao ensino musical no Brasil realizaram, no dia 5 de junho, uma reunião, no MinC, em Brasília, sobre a representação artística do Brasil no encerramento do 30° Congresso Internacional de Educação Musical, em Tessalônica, Grécia, em julho de 2012.
O evento é realizado pela International Society For Music Education – ISME – Sociedade Internacional para a Educação Musical) entidade da Unesco responsável pela área. Na reunião, foi decidido que o Brasil vai enviar, para o encerramento do Congresso, três grupos de músicos, de comprovada competência, escolhidos pela ABEM. São eles: Antonio Nóbrega e Grupo; Grupo Mawaca, e Yamandu Costa. Os artistas vão representar o Brasil e anunciar a próxima edição do Congresso, em Porto Alegre (RS) em 2014.
Também participaram da reunião com a Ministra: Juana Nunes Pereira, Diretora de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas Culturais (SPC)/MinC; Helder Silveira, Coordenador de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e de Modelos Experimentais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/MEC); Magali Kleber, presidente da ABEM; M. Dra. Luciana Del Bem, professora de Pós Graduação e Graduação em Música – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e M. Profa. Flávia Cruvinel, coordenadora de Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“A realização do 31º Congresso no Brasil é mais uma razão para que Funarte e o MinC participem, juntamente com a Associação Brasileira de Educação Musical, de mais este evento, de importância diplomática internacional. Coube à Funarte/MinC levarem a música e a cultura brasileiras ao evento, representando o nosso país”, destaca o diretor do Cemus/Funarte, Bebeto Alves.
Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música (Cemus)
cemus@funarte.gov.br