A bailarina e coreógrafa Valéria Martins ocupa o Teatro Cacilda Becker entre os dias 20 e 24 de junho. A diretora da Intrépida Trupe tem desenvolvido pesquisa sobre os novos caminhos da dança, que resultou em trabalhos como Projeto Coleções e Processo Santana.
Valéria Martins apresenta um compilado de dois espetáculos no dia 22 de junho, às 15h e às 20h. O Projeto Coleções trabalha a relação entre as artes plásticas e a linguagem teatral-circense do grupo. No espetáculo, adaptado especialmente para o Dança pra Cacilda, o elenco interage com obras dos artistas plásticos Raul Mourão e Guga Ferraz. O Processo Santana desenvolve a ideia de que, através de outros caminhos, pode-se chegar novamente ao encontro de corpos e obras, destacando assim o potencial de desdobramento dessa linguagem
Nos dias 20, 21 e 23 de junho, a coreógrafa coordena uma oficina, voltada para bailarinos e atores com experiência em expressão corporal. Serão tratadas questões trabalhadas no desenvolvimento do Projeto Coleções e do Processo Santana como o encontro de corpos com obras de arte, tendo a obra como instrumento de atuação. Essas questões serão tratadas de forma a instigar os participantes a seguirem pessoalmente com a pesquisa em seus próprios trabalhos. São 15 vagas disponíveis e a entrada é franca.
No Cine Teatro, dia 20, Valéria Martins fala sobre seus trabalhos e apresenta um vídeo, fragmentado em quatro quadros, que foi apresentado na Quadrienal de Praga, 2001, Prêmio Triga de Ouro. Os convidados da noite são os artistas plásticos Guga Ferraz e Raul Mourão.
Em paralelo, a videoteca do Festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro, está disponível para consulta no foyer do teatro, das 14h às 20h. O acervo interessa a estudantes, pesquisadores e público em geral e pode ser usado por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte.
O projeto Dança pra Cacilda conta com a direção de Nayse López e Eduardo Bonito, coordenadores do Festival Panorama, e prossegue até setembro, com espetáculos a preços populares e atividades com entrada franca.
Sobre a artista convidada
Valéria Martins é diretora artística, empresária, diretora de produção e figurinista da Intrépida Trupe, que nasceu em julho de 1986, no México. Desde sua criação, a companhia vem desenvolvendo uma linguagem cênica fortemente inspirada no circo e na magia de seus desdobramentos, extrapolando a pura exibição técnica, para introduzir a dança, a música e o teatro, com humor e poesia.
PROGRAMAÇÃO
De 20 de junho a 24 de junho
ESPETÁCULO
Projeto Coleções e Processo Santana – Compilado
Sexta-feira, dia 22, às 20h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Classificação etária: livre
Sexta-feira, dia 22, às 15h.
Sessão educativa / Entrada franca.
CONVERSAS PÚBLICAS
Cine Teatro
Com Valéria Martins e os convidados Guga Ferraz e Raul Mourão.
Quarta-feira, dia 20, às 20h.
Entrada franca.
OFICINA
Corpo-Obra
Quarta e quinta, dias 20\06 e 21\06
Das 10h às 12h
Sábado, dia 23\06
Das 14h às 16h
Encontros voltados para bailarinos e alunos de artes cênicas com alguma experiência corporal.
Capacidade: 15 vagas
Entrada franca.
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265 9933
Capacidade do teatro: 150 lugares
* Verifique a classificação indicativa
Mais informações
http://cacilda.panoramafestival.com/