Funarte abre os Painéis de Bandas de Música, no Rio

Concerto dos professores, no Salão Leopoldo Miguez

A Fundação Nacional de Artes abriu os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012, no dia 25 de julho, na Escola de Música da UFRJ – Centro do Rio de Janeiro. Os cursos são relacionados a instrumentos de sopro, regência e percepção musical. Os Painéis tem duração de cinco dias e as aulas  são ministradas por profissionais de reconhecida competência, originários de diversos estados do Brasil.

A Funarte promove a atividade em parceria com universidades e instituições de cultura, públicas e privadas. O programa tem como objetivo aprimorar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, além de estimular a troca de experiências entre profissionais e estudantes. O número de inscritos nesta primeira etapa chegou a 230 – cinquenta por cento deles vieram de fora do Estado do Rio de Janeiro, como informa a Coordenação de Bandas da Funarte, que organiza a ação.

Anunciaram a abertura dos Painéis o diretor do Centro da Música (Cemus) da Fundação, Bebeto Alves; a coordenadora de Bandas da instituição, Rosana Lemos; o diretor da Escola de Música da UFRJ, André Cardoso. Também estava presentes o coordenador de Música da Funarte, Flávio Silva, além de todos os treze professores das técnicas e fundamentos para instrumentos de sopro, oferecidas nos Painéis: flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba; percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopros.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 serão realizados também em Natal (RN), de 17 a 21 de outubro; em Vigia (PA), de 7 a 11 de novembro; e em Ponta Grossa (PR), de 5 a 9 de dezembro. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976, pela Funarte.

Da esq. para a dir. Bebeto Alves, diretor de Música da Funarte, o diretor da Escola de Musica da UFRJ, Andre Cardoso e Rosana Lemos, coordenadora de Bandas da Funarte
Da esquerda para a direita: Bebeto Alves, diretor de Música da Funarte, o diretor da Escola de Música da UFRJ, Andre Cardoso, e Rosana Lemos, coordenadora de Bandas da Funarte, no evento

“A banda sinfônica faz parte da formação musical mais popular, viva e intensa do brasileiro. Ela está na nossa alma – desde a banda escolar, até a banda militar, passando pela banda municipal e pelas instituições que promovem música, em todo o país” comentou Bebeto Alves, diretor do Centro da Música da Funarte. Para ele, os Painéis de música da Funarte se identificam com a instituição, porque suas propostas são amplas: estimular a qualificação profissional, mas também a pesquisa e a formação, ao mesmo tempo. “Mas o aprimoramento que se busca através da cultura, da arte e, especificamente, da música vai além de tudo isso. O objetivo é o desenvolvimento humano, a capacidade de despertar nas pessoas uma condição humana aprimorada, através da arte”, refletiu Bebeto. Ele explicou que foi, recentemente, à Espanha, uma reunião do Iberorquestra, onde foi observada a questão das culturas locais no programa e na educação musical. “Falou-se lá sobre a formação de orquestras infantojuvenis, em áreas carentes. Comentamos que tipo de orquestra poderiam ser estimuladas e eu citei as bandas de música no Brasil, como fundamentais para a formação básica”, acrescentou o diretor. Rosana Lemos, coordenadora de Bandas da Funarte, agradeceu à UFRJ pela cessão de suas instalações e pelo apoio na iniciativa e completou: “Quando a Funarte planeja os Painéis, ela tem o foco na formação humana. Será, certamente, uma semana de crescimento para alunos e professores”.

O diretor da Escola de Música da UFRJ, André Cardoso, deu as boas vindas aos participantes, dizendo: “Pela primeira vez, a Escola recebe este evento, que é importantíssimo. Reconhecemos o trabalho da Funarte no apoio às bandas, em todo o Brasil – não somente a elas como instituições, mas também a cada músico”. André destacou que a tradição da Escola de Música, como fornecedora de profissionais para o mercado, tem, na formação em instrumentos de sopro, a origem de grande parte destes músicos. “Além disso, oferecemos uma habilitação específica em regência de bandas. Portanto, é natural receber um Painel como este”, completou o diretor.

Em seguida, os professores apresentaram um concerto, ao final da cerimônia. Além dos cursos, outras apresentações musicais estão programadas, com entrada gratuita, no Salão Leopoldo Miguez. No dia 28, às 18h30, se apresenta a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro; e no dia 29, a partir das 16h, alunos e professores sobem ao palco com a Banda Sinfônica formada no evento. Os professores que integram os Painéis do Rio de Janeiro são os seguintes: Marcelo Jardim – Regência; Marcos Nogueira – Instrumentação e Arranjos; Fabio Adour – Percepção Musical; Yan Wagner – Percepção Musical; José Vieira Filho – Reparo e Manutenção de instrumentos de Sopro; Eduardo Monteiro – Flauta; Cristiano Alves – Clarineta; Carlos Malta – Saxofone; Antônio Augusto – Trompa; Paulo Mendonça – Trompete; João Luis Areias – Trombone; Albert Khattar – Tuba/ Bombardino; Pedro Sá – Percussão; e Marcelo Jardim – Regência.

O Professor da UFRJ e de Regência e Prática de Conjunto dos Painéis, Marcelo Jardim, Membro da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos (Wasbe) e da Sociedade Internacional de Pesquisa e Promoção da Música de Orquestras de Sopros (IGEB), comentou: “O movimento das bandas de música no Brasil está em franca expansão e impressiona, pois é fácil encontrarmos várias delas em atividade, até em pequenas cidades. Mas, por outro lado, a falta de informação, prejudica muito a formação musical. Assim, a Funarte atua como um farol, que ilumina esta pedagogia, através do investimento na capacitação de músicos e mestres de bandas, envolvendo profissionais reconhecidos e importantes instituições de ensino – como a Escola de Música da UFRJ – no sentido de unir forças, para o melhor resultado”. Marcelo, que também atua na direção artística da Orquestra Latino-americana de Sopros e Danza Music Latinoamerica, observou, com alegria, que a qualidade dos Painéis Funarte inspira projetos similares, em todo o país. “Os participantes dos Painéis Funarte de Bandas sabem que, ao final do curso, levarão consigo o conhecimento necessário para serem, mais do que nunca, propagadores de cultura. Um viva a todas as bandas do Brasil!” – festejou Marcelo.

Painéis Funarte de Bandas de Música 2012

Rio de Janeiro – 25 a 29 de julho

Coordenação local: Marcelo Jardim

Escola de Música da UFRJ
Tel.: (21) 2262-8742
Rua do Passeio, 98 – Lapa
CEP 20.021-290 – Rio de Janeiro (RJ)

Acesse aqui a programação dos Painéis Funarte de Bandas de Música no Rio

Leia mais sobre o Projeto Bandas da Funarte aqui

Mais informações: coordenacaobandas@funarte.gov.br

Sobre a Escola de Música da UFRJ: www.musica.ufrj.br