Cena Aberta Nordeste: Casa da Ribeira divulga resultado do edital

Espetaculo "Do Outro lado da chuva", do do Grupo Graxa de Teatro (PB), um dos projetos contemplados

O Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal (RN), divulgou a relação dos projetos de teatro, dança e performance vencedores do Edital Cena Aberta Nordeste. O programa foi contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, oferecido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Ministério da Cultura (MinC). A ocupação começa em outubro de 2012 e termina em abril de 2013.

Cem projetos foram inscritos no Cena Aberta, vindos de todos os estados da região Nordeste. Eles contêm grande diversidade de ideias, nas várias áreas artísticas atingidas pelo programa. Foram aprovadas 18 propostas, das quais 11 são do Rio Grande do Norte e sete dos demais estados nordestinos: Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Ceará.

Para Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira, o número de inscritos superou as expectativas: “Esperávamos a inscrição de uns 40 projetos. Mas só do Rio Grande do Norte foram 56. Ficamos muito animados em saber que o estado tem produção”.

Pensando em imparcialidade, sigilo e discrição na análise dos projetos, a Casa da Ribeira convidou para compor a curadoria programa os jornalistas, pesquisadores e críticos de arte Kil Abreu e Valmir Santos – com vasta experiência na área (veja abaixo os perfis). Os especialistas vêem o Cena Aberta Nordeste como uma ação inovadora. “A iniciativa de um espaço privado lançar um edital de ocupação é pioneira. O edital tem caráter contemporâneo, pois abrange diversos gêneros artísticos. A Casa da Ribeira está de parabéns!”, comenta Santos.

Os projetos contemplados vão receber ajuda de custo de R$600, para cada dia de apresentação, somada à quantia total que for obtida na bilheteria. Além disso, para grupos que residam fora do RN, o espaço oferece mais R$900 por dia, para deslocamentos de artistas. Para os projetos selecionados, a Casa da Ribeira disponibiliza, ainda, toda a sua estrutura, além de divulgação das atividades.

Acesse aqui a relação de contemplados no edital Cena Aberta Nordeste

Sobre os Curadores
Kil Abreu é membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e curador do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP). É crítico, jornalista e pesquisador do teatro, pós-graduado em artes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo!, curador dos festivais de Curitiba, Recife e jurado do prêmio Shell de teatro. Dirigiu o Departamento de Teatros do Município de São Paulo e a Escola Livre de teatro de Santo André (SP). É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA e curador do Festival Internacional de teatro de São José do Rio Preto.
Valmir Santos é jornalista, crítico do jornal Valor Econômico e colaborador da revista Bravo!. Dedica-se à cobertura de teatro, desde 1992. Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, foi repórter e redator nos jornais Folha de S.Paulo e O Diário de Mogi, de Mogi das Cruzes (SP). Edita o site Teatrojornal – leituras de cena (www.teatrojornal.com.br), desde 2010. É autor de livros com perfis de diversos grupos teatrais, como os Parlapatões, os Patifes & Paspalhões (SP), Armazém Companhia de Teatro (RJ), entre outros. Publicou “A história em cena” que conta a história do Teatro Faap, em São Paulo. Foi cofundador do grupo Pombas Urbanas, em 1989, em São Paulo, do qual fez parte, nos primeiros anos de atividade do núcleo teatral.

Sobre a Casa da Ribeira – inaugurado em 2001, o espaço fica num casarão, construído em 1911, no bairro da Ribeira, em Natal. Revitalizado, o imóvel foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro. A “Casa da Ribeira”, como é mais conhecido o local, comporta, no prédio histórico, um teatro, com 164 lugares; uma sala de exposições, O “Laboratório de Ideias”, um acervo literário, com mais de 1300 títulos e o “Café Cultural”. A casa comemora a marca de 1850 espetáculos diferentes, para um público de mais de 160 mil pessoas. É um espaço cultural independente, idealizado pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e administrado por uma associação de artistas e produtores, com personalidade jurídica própria, que deu continuidade ao projeto.

A Casa da Ribeira convida o público para sua programação de espetáculos, oficinas e diálogos com grupos brasileiros, já em andamento. Mais informações, no site www.casadaribeira.com.br. Para o mês de outubro, já estão confirmados os grupos Teatro Invertido (MG) – com o espetáculo “Proibido Retornar”, e a Companha de Solos & Bem Acompanhados (RS) – que encena as peças “Sobre Anjos e Grilos” e a “Pois é, vizinha…”.

Cena Aberta Nordeste

Mais informações

Casa da Ribeira – Educação e cultura

www.casadaribeira.com.br
Twitter: @casadaribeira
facebook.com/casadaribeiracultura
E-mail: comunicacao@casadaribeira.com.br

Leia mais sobre os Prêmios Procultura 2010 aqui