O espetáculo de performance e dança contemporânea “Ilusionistas” está em cartaz no Teatro Hermilo Borba Filho, em Recife PE, de quinta-feira a domingo, até o dia 19 de agosto. O trabalho de João Lima e Vítor Roriz é fruto de um projeto contemplado com o prêmio Funarte Klauss Vianna 2011 e inclui uma oficina de composição, realizada até 17 de agosto, no mesmo teatro.
“Ilusionistas” tem a direção de João Lima, que também é ator. Durante quase três semanas, ele e seu colaborador, Marcelo Pedroso, realizaram cerca de 30 entrevistas, com adultos, a partir dos 65 anos e crianças de até 12 anos e, em bairros de classe média e da periferia da capital pernambucana. Os temas giraram em torno do cotidiano, memórias, expectativas – além de histórias, criadas pelos próprios entrevistados. Os artistas interpretaram livremente as conversas e dos sentimentos percebidos criaram o mosaico de cenas que forma o espetáculo.
“O objetivo, é flexibilizar as possibilidades do real. Queremos a chance de ir além dos sentidos”, explica João Lima. “Entendermos a Arte como um espaço de encontros: desejamos criar formas de nos relacionar, de buscar aproximação com as pessoas, com o outro, num processo de abertura, de vulnerabilidade, mas propondo um viés poético e político”, explica o ator. Ele diz que a experiência de elaboração do espetáculo foi emocionante, com o registro das diversas impressões de vida. “Cada encontro tem a sua singularidade”, comenta João. “Neste projeto, procuramos elaborar o movimento e o gesto, atentos a diferenças e a complementaridades, aos olhares e pontos de vista que se alternam”, destaca o artista.
João Costa Lima começou a carreira de ator no Recife. Há alguns anos, vive na Europa. Já morou em Portugal, e agora vive na Espanha. Voltou à sua cidade em 2010, com “O outro do outro”. Nesse solo, ele já lidava com alteridade, identidade e outras questões filosóficas do gênero. “Desde a experiência com este trabalho, minha intenção era ir além destas questões e trabalhar com outras pessoas – no caso de “Ilusionistas” com o Vítor, um grande artista e parceiro, com quem eu já tinha uma boa sintonia”, conclui João. O artista retornou mais uma vez a Recife este ano, com o português Vítor Roriz, para apresentar um espetáculo e uma oficina.
“Ilusionistas”
Espetáculo de performance e dança contemporânea
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011
Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos às19h
Ingressos: R$12. Meia-entrada R$6
Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Fone: (81) 3355-3320
Criação e interpretação: João Lima e Vítor Roriz
Direção artística: João Lima
Oficinas
Com João Lima e Vítor Roriz
Dirigida a atores e bailarinos com experiência ou em formação
Das 10h às 13h, de 7 a 17 de agosto
1ª semana – de terça a sexta-feira
2ª semana – de segunda a sexta-feira
Desenho de som: Claudio N; Desenho de luz, cenários e figurinos: equipe de criação; Colaboração à pesquisa e vídeos: Marcelo Pedroso; colaboração cenográfica: Johann Maheut; Colaboração aos figurinos: Clara Simas; Fotografias: Breno César; Direção técnica: Saulo Uchôa; Produção local: Hudson Wlamir
Apoios: Centre Cívic Barceloneta e Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo.
Mais informações
http://projetoilusionistas.wordpress.com/
https://www.facebook.com/projeto.ilusionistas
E-mail da direção de produção: dancerdanger@gmail.com