A Fundação Nacional de Artes – Funarte vai realizar mais três oficinas de artes visuais, desta vez em Minas Gerais, Alagoas e Bahia, entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro. As ações fazem parte do programa Desafios Contemporâneos 2012.
Nos dias 22, 24, 28, 29 de setembro e 1 e 2 de outubro, acontece a oficina Apropriações e usos de espaços comunitários reais e virtuais nas escolas municipais Anne Frank e Professora Alice Nacif, ambas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já de 24 a 28 de setembro, Alagoas recebe Entrelaçando a cidade no Auditório da Casa de Cultura, em Arapiraca (AL) e, no mesmo período, a oficina Fotografia Vernacular & Fotopintura será realizada na Bahia, no Centro de Formação em Artes da Funceb, em Salvador (BA).
Todas as atividades do programa Desafios Contemporâneos 2012 são gratuitas e os cursos têm por objetivo contribuir para a redução as desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende-se criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
As oficinas
Em Belo Horizonte, na oficina “Apropriações e usos de espaços comunitários reais e virtuais” (MG), os professores Maria Luiza Viana e Leonardo Vieira vão propor a um grupo de estudantes da rede pública e agentes culturais comunitários, uma reflexão em arte contemporânea, com foco na percepção, apropriação e uso do espaço urbano com a utilização de tecnologias digitais.
O objetivo da oficina “Entrelaçando a cidade”, ministrada pela artista plástica Lúcia Galvão em Arapiraca (AL), é fazer uma intervenção urbana, por meio de cores e fios, e, através do trabalho, promover o encontro entre pessoas, incentivando-as a se expressarem, utilizando para isso materiais têxteis como linhas, lãs, panos e técnicas tradicionais como o tricô, crochê, tecelagem, bordado e macramê – reinventadas a partir do convívio com os saberes trazidos por cada participante. A artista pretende utilizar a literatura e a música como instrumentos de contextualização, através de breves textos e rodas de conversa.
O professor Titus Riedl, que vai ministrar a oficina “Fotografia Vernacular & Fotopintura”, em Salvador, pretende mostrar, de uma forma pouco convencional, como lidar com a fotografia através de algumas técnicas tradicionais e populares. Por exemplo: o lambe-lambe; a fotografia de monóculos; a técnica de lonas pintadas; a fotografia votiva (encontrada nas “casas de milagres” – locais onde fiéis depositam peças representativas de graças alcançadas); e, sobretudo, a fotopintura. Durante a oficina, serão desenvolvidas reflexões acerca da fotografia cotidiana e de sua inserção em obras ensaísticas e na arte contemporânea. Alguns exercícios práticos, como dinâmicas de interação, vão apontar para a inserção da fotografia vernacular (doméstica ou cotidiana) tanto em trabalhos de crítica fotográfica como em obras autorais. Os participantes serão convidados a trazer fotografias para o ambiente da oficina e falar sobre as suas experiências relacionadas a essas fotos.
Oficinas de artes visuais Desafios Contemporâneos 2012
Dias 22, 24, 28, 29 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2012
Apropriações e usos de espaços comunitários reais e virtuais
Com Maria Luiza Viana e Leonardo Oliveira
Locais: Escola Municipal Anne Frank – Rua K, 445 – Confisco – Belo Horizonte (MG)
Escola Municipal Professora Alice Nacif – Belo Horizonte (MG)
De 24 a 28 de setembro de 2012
Entrelaçando a cidade
Com Lúcia Galvão
Local: Auditório da Casa de Cultura – Rua Esperidião Rodrigues, 275 – 1º andar – Centro – Arapiraca – Alagoas (AL)
De 24 a 28 de setembro de 2012
Fotografia Vernacular & Fotopintura
Com Titus Riedl
Local: Centro de Formação em Artes da FUNCEB – Rua do Bispo, s/n – Pelourinho – Centro Histórico de Salvador – Salvador – Bahia (BA)
Informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089