Conjunto Época de Ouro recebe violonista João Lyra, na Sala Funarte, às 17h

O Conjunto Época de ouro. Foto: divulgação

João Lyra é o convidado especial do show do conjunto Época de Ouro, nesta segunda-feira, 24 de setembro, na Sala Funarte Sidney Miller – Centro do Rio de Janeiro, às 17h. A entrada gratuita. No show, que a cada semana recebe um convidado, é transmitido ao vivo o programa “Época de Ouro”. da Rádio Nacional AM (RJ).

João Lyra. Foto divulgação

Considerado um grande conhecedor de ritmos nordestinos e fluente na linguagem do choro, João Lyra é professor de violão da Escola Portátil de Música desde 2008. Natural de São José da Lage, Alagoas, o artista iniciou sua carreira 
artística em Maceió. Mais tarde mudou-se para Recife, onde estudou música na Universidade Federal e violão clássico. Fez parte, como músico, arranjador e compositor, da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco. Teve participação de em mais de 1000 gravações de artistas locais. Em 1993 mudou-se para o Rio de Janeiro. Como solista e acompanhador, tocou com a Camerata Carioca, Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Sivuca, Nana Caymmi, Alceu Valença, Caetano Veloso, Chico Buarque, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, e muitos outros.

O conjunto Época de Ouro é formado hoje por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). Cristiano Menezes apresenta o programa, que recebe pedidos de músicas dos ouvintes.

O conjunto Época de Ouro foi organizado definitivamente em 1966 e teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta, no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de Jacob, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e, desde esta data, até 1972 o conjunto não se apresentou, retomando suas atividades somente em 73, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo “Sarau”, no Teatro da Lagoa. Foi dali que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral e todo um movimento no país, em busca de dar maior amplitude ao Choro.

Toda segunda-feira, às 17h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. O programa é apresentado por Cristiano Menezes. Esta pauta é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a Empresa Brasileira de Comunicação, em que a Funarte cedeu o espaço à EBC, para os eventos, às segundas-feiras. Antes, o show era transmitido no auditório da Rádio Nacional, que passa por reformas. Foi no prédio da antiga – e lendária – Rádio Nacional, na praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados.

Show com o Grupo Época de Ouro

Convidado da Semana: João Lyra

Apresentação gratuita

Dia 24 de setembro de 2012, segunda-feira, às 17h

Transmissão ao vivo do programa semanal “Época de Ouro”, transmitido pela Rádio Nacional AM (RJ)

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 2240-5151

Realização: Rádio Nacional AM – RJ (EBC)
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações
Centro da Música/Funarte
cemus@funarte.gov.br